Relatório voluntário do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) apontou o HMCC como excelente nas boas práticas
As boas práticas aplicadas pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) no cuidado ao paciente, permitiu à instituição alcançar nível máximo na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente – 2020, do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado de conformidade 100% evidencia o comprometimento, a participação ativa e atuação do centro hospitalar com a qualidade e segurança do paciente.
Os hospitais são classificados em três grupos, de acordo com o resultado dos indicadores: conformidade alta (67% – 100%), conformidade média (34% – 66%), conformidade baixa (0% -33%), em relação às práticas de segurança do paciente. “O Costa Cavalcanti não só ficou com conformidade alta, mas atingiu 100% dos indicadores”, explicou o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa.
O relatório leva em conta estrutura e processo, gestão de riscos, monitoramento à cultura de segurança, aprimoramento da qualidade e aplicação das boas práticas em serviços de saúde. A gerente da Assessoria de Gestão da Qualidade do HMCC, Simone Simon, comenta que a conformidade é a certeza de um compromisso consolidado.
“É por meio dessas práticas que podemos prevenir a ocorrência de eventos adversos relacionados à assistência, por exemplo. Por isso este resultado é importante, pois mostra que estamos no caminho certo”, disse.
Para contar com as boas práticas sendo aplicadas em todo o hospital, membros do Núcleo de Segurança do Paciente atuam como multiplicadores da Política de Segurança do Paciente, que direciona e impulsiona os gestores. “A Gestão da qualidade busca aprimorar a gestão e a segurança da assistência prestada por meio de padrões, que orientam as equipes a desempenharem suas atividades de forma que alcance o desempenho desejado”, destaca Simone.
Para o superintendente, “o resultado do relatório impacta diretamente nas estratégias para a promoção da cultura da segurança e enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas no hospital”, pontuou o diretor, que continuou: “Gestão da Qualidade está na cultura da instituição desde 2006, com as conquistas de Acreditação Hospitalar em seus diversos níveis. Conquistar 100% de conformidade só é possível porque temos equipes envolvidas diretamente no cuidado ao paciente que entendem a necessidade de seguir protocolos. É mérito de todos este resultado”, finalizou Fernando.