O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), em Foz do Iguaçu, será sede da 1ª Reunião científica da Associação Paranaense de Infecção Hospitalar (Aparcih) 2023. O encontro reunirá profissionais de todo o estado para discutir o tema “A importância do Serviço de Controle de Infecção na saúde financeira das Instituições de Saúde”. O evento será no dia 31 de março, a partir das 8h30, com um café de recepção, e palestras a partir das 9h, na sala de estudos do complexo hospitalar.
A conversa será conduzida pela enfermeira Aline Monzani, referência na área de auditoria, qualidade e segurança do paciente, e também pelo médico infectologista Filipe ProHaska Batista (veja abaixo os currículos). A reunião será transmitida on-line pelo canal do Costa Cavalcanti no YouTube (https://www.youtube.com/@hospitalcostacavalcanti).
Leia também
- Câmara de Foz vai debater repasse de incentivo financeiro adicional aos agentes de combate comunitários de saúde e de endemias
- Influenciador bolsonarista preso no Paraguai será extraditado por Foz do Iguaçu
A reunião da Associação no HMCC é a primeira de nove que deverão ocorrer durante o ano, entre elas o Fórum de Prevenção de Infecção na Prática, em maio, e a Jornada Aparcih, em outubro. Os encontros têm o objetivo de reunir profissionais da área para discutir assuntos relevantes, projetos e programas desenvolvidos pelas instituições de saúde do Paraná ligados ao controle de infecção hospitalar. Esta é a primeira vez que Foz do Iguaçu sedia um encontro do grupo.
Currículos
Aline Monzani é enfermeira e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Especialista em Auditoria pela ABEA. Proprietária da Empresa Monzani Gestão e Auditoria em Saúde. Consultora de Faturamento, Gestão Comercial e Gestão de Qualidade na Clínica Ver Mais Oftalmologia. Membro do Comitê de Prova de Títulos da ABEA; Coordenadora da Comissão Científica da ABEA-SP. Docente na Pós-graduação de Auditoria em Serviços de Saúde do Einstein em SP e RJ; Palestrante e Líder de Opinião na área de auditoria, qualidade e segurança do paciente.
Já Filipe ProHaska Batista é chefe da triagem de doenças infecciosas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Responsável técnico no Ambulatório de Micologia e Infecções por Imunobiológicos – HUOC/UPE. Médico Infectologista do Grupo Oncoclínicas. Infectologista responsável TOS/TMO HSJR/Américas/UHG.
1ª Reunião Científica da Aparcih 2023
Realização: Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Apoio: Associação Paranaense de Infecção Hospitalar
Patrocínio: Eurofarma, Hausey, Delfar e ZM Hospitalar