Hospital Municipal de Foz do Iguaçu recebe R$ 3 milhões em novos equipamentos

WhatsApp
Facebook

Prefeito Chico Brasileiro e vereadores entregam kits hospitalares no Hospital Municipal

O volume de investimentos em novos equipamentos para o Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) de Foz do Iguaçu ultrapassou a casa dos R$ 3 milhões nos últimos meses. Em 2019, foram adquiridos novos instrumentos cirúrgicos, abertas novas alas de internamento e kits hospitalares.

A unidade de saúde, informa Ronildo Pimentel no GDia, utilizava equipamentos herdados da extinta Santa Casa Monsenhor Guilherme.

Os investimentos refletem uma gestão administrativa responsável e comprometida com a qualidade de atendimento aos pacientes, afirma o prefeito Chico Brasileiro (PSD).

O município reassumiu o hospital em novembro de 2017. Este ano, nos 10 primeiros meses, foram realizadas 5,4 mil cirurgias gerais e eletivas, aumento de 35% no comparativo do mesmo período nos dois últimos anos.

“Os investimentos na modernização hospitalar simbolizam a nova realidade em que estamos vivendo”, afirma Chico Brasileiro. Que completa: “Os resultados dos esforços conjuntos já estão se refletindo positivamente no aumento dos procedimentos e nas altas taxas de satisfação dos usuários”.

Centro Cirúrgico
A unidade hospitalar possui atualmente seis salas cirúrgicas com equipamentos de ponta para fazer procedimentos nas mais diversas especialidades. Entre os recursos recentemente adquiridos para o setor estão os novos focos cirúrgicos. Os antigos, eram utilizados desde à época da antiga Santa Casa Monsenhor Guilherme, fechada no início de 2006.

O diretor-presidente do Hospital Municipal, Sergio Fabriz, lembra que no passado o hospital gastava muito com locações de equipamentos. “Após um estudo técnico, identificamos que boa parte destes aparelhos poderiam ser comprados, gerando assim, uma economia significativa”, afirma.

Neste ano também foi adquirido um Shaver – instrumento cirúrgico provido de lâmina de alta rotação acoplado a um aspirador – utilizado em procedimentos cirúrgicos ortopédicos, especialmente os minimamente invasivos em articulações, denominados artroscopia. Na região, o Hospital Municipal é única unidade a realizar este procedimento Sistema Único de Saúde (SUS).

Terapia Intensiva
A UTI do hospital possui 30 leitos e equipes multiprofissionais completas. Neste ano, por meio de emendas impositivas dos vereadores de Foz do Iguaçu, foi possível a aquisição de 15 kits hospitalares para o setor. Cada unidade é composta de cama elétrica, monitor multiparâmetro, ventilador pulmonar e poltrona.

Outros 15 leitos de UTI, estão em processo licitatório. Com 18 leitos, essa ala de internamento começou a ser utilizada em 2019, sendo designada para cirurgias eletivas de pequena complexidade.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *