ICMBio garante Passe Comunidade em nova concessão do Parque Iguaçu

WhatsApp
Facebook
Foto: Roger Meireles

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) garantiu, nesta segunda-feira (28), a manutenção do Passe Comunidade na nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu. O preço especial beneficia moradores de Foz do Iguaçu e cidades lindeiras à unidade de conservação, que abriga as Cataratas do Iguaçu. O município luta ainda pela destinação de parte da renda bruta na divulgação do destino turístico.

A manutenção do Passe Comunidade foi informada pelo ICMBio ao secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli. O pleito foi defendido dia 20 de maio pelo prefeito Chico Brasileiro, em audiência pública sobre a concessão, organizada pelo Instituto e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O passe comunitário reduz em 90% a tarifa a entrada dos moradores de cidades lindeiras ao PNI. Têm direito ao Passe Comunidade os moradores da de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema.A nova licitação do Parque Iguaçu será realizada porque uma das concessões atuais, da Cataratas SA, termina em novembro de 2021.

A empresa é responsável pelos serviços de bilheteria, estacionamento, lojas de souvenir, lanchonete e transporte, além de espaços comerciais e restaurante. A vencedora da licitação terá direito a 30 anos de exploração, prorrogável por mais cinco.

Investimento

A vencedora do procedimento deve investir, nesse período, aproximadamente R$ 6 milhões por ano, segundo estimativa do ICMBio. Na audiência em Foz do Iguaçu, além do Passe Comunidade, o prefeito Chico Brasileiro defendeu a destinação de 2% da arrecadação bruta do Parque na divulgação do turismo.

“Esse processo para Foz do Iguaçu é um dos mais importantes dos últimos anos”, disse Chico Brasileiro na ocasião. “Ele vai definir o nosso futuro por tudo aquilo que o parque nacional representa, enquanto segundo maior destino de visitação no país e nosso principal atrativo”.

AS informações são de GDia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *