Um dos ícones da fundação e formação do povoado de Foz do Iguaçu, o quartel do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMEC) vai completar 93 anos de fundação na próxima segunda-feira (24). A data será marcada com uma solenidade militar às 10h.
Também conhecido como “Batalhão República do Paraguai”, o 34º BIMEC foi fundado com a missão de ocupação e defesa da fronteira brasileira com Argentina e Paraguai.
Batalhão do Exército completa 91 anos em Foz do Iguaçu
Entre as missões da corporação estava o combate ao contrabando, realizar o controle do trânsito de pessoas e de carros na Ponte da Amizade, além de fazer a patrulha na cidade durante a noite.
O 34º Batalhão de Foz do Iguaçu foi criado em 1932. No entanto, sua origem remonta 1889, quando a Comissão Estratégica do Paraná chegou ao município, dando início à Colônia Militar do Iguaçu.

Mudanças
Em 1932, foi criada a 1ª Companhia Independente de Fronteira. Em 1943, a companhia se transformou no 1º Batalhão de Fronteira. Em 1980, o batalhão passou a se chamar 34º Batalhão de Infantaria Motorizado. Em 2013, o batalhão passou a se chamar 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado.
O batalhão tem a missão de defender a soberania nacional na região da tríplice fronteira. O batalhão também atua na Operação Ágata Fronteira Oeste II, onde já apreendeu grandes quantidades de drogas.
O lema do batalhão é “Somos Sentinelas Avançadas do Brasil”. Em 1997, o batalhão passou a se chamar 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado – Batalhão República do Paraguai.
