Estão abertas as inscrições para os cursos de aprendizagem profissional na Guarda Mirim de Foz do Iguaçu no ano de 2024. O procedimento vai até o dia 31 de janeiro e é destinado a adolescentes que desejam iniciar no mercado de trabalho. A instituição, fundada no final da década de 1970, é uma referência em aprendizagem profissional e formação no município.
Para participar do programa, o adolescente precisa ter 14 anos completos e até 17 anos e 11 meses na data da inscrição. Outra exigência é que ele precisa estar estudando regularmente. Os interessados devem comparecer na sede da instituição, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, munidos da documentação necessária (confira abaixo).

A inscrição pode ser realizada pelo adolescente, pai, mãe ou responsável legal, que deve levar CPF, RG, comprovante de residência e declaração de matrícula escolar, diretamente na sede da instituição. Para evitar filas, a organização recomenda aos candidatos comparecerem no horário previsto, quando é entregue uma senha de inscrição.
Aproximadamente 2 mil jovens (entre meninos e meninas) fazem a inscrição anualmente na organização. O chamamento só ocorre após isto, informa o presidente Helio Cândido do Carmo. Que lembra: “A inscrição é apenas um cadastro. O ingresso dependerá das vagas disponíveis nos estabelecimentos contratantes”. As parcerias são em setores de comércio e serviços.
Requisitos para a inscrição na Guarda Mirim de Foz do Iguaçu
- O adolescente precisa ter, na data da inscrição, de 14 anos completos até 17 anos e 11 meses;
- A inscrição poderá ser realizada pelo adolescente, pai, mãe ou responsável legal; e
- O adolescente deve estar estudando em Foz do Iguaçu.
Documentos necessários
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Carteira de Identidade (RG);
- Comprovante de residência (luz, água ou telefone); e
- Declaração de matrícula escolar.
Endereço da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu
- Rua Tadeu Trompschinski, 56, Vila Maracanã (perto do Muffato do Boicy)
- Inscrições: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, até 31 de janeiro
- Redes sociais: Facebook e Instagram
O que é a Guarda Mirim de Foz do Iguaçu?
A Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, prestes a completar meio século de fundação, já encaminhou aproximadamente 35 mil jovens ao mercado de trabalho. Para se candidatar à uma vaga, o adolescente deve estar matriculado e frequentar regularmente a escola, bem como residir e estudar em Foz do Iguaçu, adianta Hélio do Carmo.
Quem já fez a inscrição em anos anteriores não precisa realizar o procedimento novamente, informa o presidente. Os jovens em situação de risco ou vulnerabilidade social são atendidos prioritariamente. Todo o procedimento é documentado e fiscalizado por 13 órgãos.
História da GM de Foz
Uma das mais conceituadas instituições de Foz do Iguaçu, a Guarda Mirim foi criada em 26 de julho de 1977, pela ex-primeira-dama Léa Leone Vianna. A maioria dos jovens concluiu o programa de aprendizado ou foi contratada por empresas.
Muitos dos jovens que passaram pela instituição, hoje são pessoas formadas, que tiveram seus primeiros passos no mercado de trabalho guiados pela Guarda Mirim e servem de exemplo à nova geração.
A parceria com a Itaipu, firmada em 1998, garante uma média de 250 e 300 encaminhamento de jovens todos anos ao Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT).

A organização também mantém parcerias antigas com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e outros órgãos governamentais e empresas da iniciativa privada.
A Guarda Mirim conta, em seus quadros, com profissionais como psicólogos e assistentes sociais, entre outros, que ajudam a monitorar os jovens assistidos.