Procedimento vai até 31 de janeiro; Veja o que precisa, quem pode e como fazer a inscrição na instituição
As inscrições para adolescentes que desejam ingressar na Guarda Mirim de Foz do Iguaçu começam na próxima terça-feira (15). O procedimento, de segunda à sexta-feira das 8h às 12h, vai até o dia 31 de janeiro (quinta-feira). O procedimento, que é gratuito, pode ser feito diretamente na sede da instituição (Rua Tadeu Trompschinski, 56 – Vila Sossego), pelo jovem com idade de 14 a 17 anos, pelo seu pai, mãe ou responsável legal. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.
A Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, criada em 1977 pela ex-primeira-dama Léa Leoni Vianna, atendeu mais de 30 mil jovens em 41 anos de história e é uma das principais organizações sociais de Foz do Iguaçu. A instituição, que está regulamentada com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), oferece cursos de formação e encaminha os jovens ao mercado de trabalho.
Para fazer a inscrição é necessário levar documentos como a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência (luz, água ou telefone) e declaração de matrícula escolar. “Uma vez feita a inscrição, não é necessário realizar novamente”, diz o diretor-presidente, Hélio Cândido do Carmo.
“No entanto, precisa manter atualizado o cadastro”, ressaltou Hélio do Carmo. A Guarda Mirim, que recebe em média a inscrição de 1,5 mil adolescentes por ano, tem uma fila de espera com mais de 3,1 mil jovens e aproximadamente 500 novas vagas disponíveis para encaminhá-los ao mercado do trabalho a cada período.
“Estamos trabalhando para conseguir atender a todos, mas precisamos de mais apoio dos órgãos públicos e privados”, ressalta a instituição, em seu perfil na rede social do Facebook. “Este é o motivo da demora e de vários adolescentes não conseguirem entrar”, informa.
Prioritários
Quando algum adolescente está em situação de risco ou vulnerabilidade social, segundo a Guarda Mirim, ele é atendido com prioridade. “Tudo isso legalmente, documentadamente e fiscalizado por 13 órgãos”, destaca a instituição.
O contrato envolvendo os adolescentes e as empresas tem uma duração média de 16 meses. Durante este período, a Guarda Mirim promove um acompanhamento técnico do jovem tanto no curso quanto no local de trabalho. Além disto, os beneficiários recebem orientação escolar e participam de oficinas de música e atividades esportivas, de lazer ou outros serviços.
Contrate um aprendiz
Os empresários que quiserem contribuir para melhorar o número de vagas disponíveis na Guarda Mirim de Foz do Iguaçu – hoje são aproximadamente 500 por ano – não precisam ir até a instituição. O procedimento pode ser feito pela internet.
Para isto, basta acessar o endereço www.guardamirimfoz.org.br e clicar no menu “Contrate um Aprendiz”, que aparece no lado direito da página.
No questionário, é necessário informar o nome da empresa, número do CNPJ, ramo de atividade, nome de quem está preenchendo, e-mail e telefone para contato e uma mensagem justificando o pedido.
Foto: Divulgação