Curso é oferecido pela Unila com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a comunidade; além do novo idioma, aulas abordarão a cultura e vida cotidiana
Terminam nesta terça-feira (20) as inscrições do curso gratuito de língua portuguesa para migrantes e refugiados que residem em Foz do Iguaçu. O cadastro é feito pela internet, com formulários disponíveis em espanhol (https://bit.ly/3wRudEK); inglês (https://bit.ly/2UhWyan) e francês (https://bit.ly/3iqfCuX).
Realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), o curso ensinará, além do idioma, mais sobre a cultura, vida cotidiana, igualdade de gênero e igualdade racial, entre outras importantes abordagens.
A secretária da pasta, Kelyn Trento, conta que a secretaria atua na divulgação ao público-alvo, em parceria com as secretarias de Educação e Assistência Social.
“O domínio do idioma pode ser um diferencial para essa população que vive em Foz e busca por emprego e uma vida digna. Eles terão também uma facilidade maior para procurar os serviços essenciais, como saúde e instituições de ensino. É muito importante para nós que essa integração aconteça da melhor forma possível”, detalhou.
As aulas começam no dia 2 de agosto e vão até 30 de novembro, no formato on-line, com quatro horas de aulas semanais, totalizando 60h de curso. Os participantes com mais de 75% de participação receberão certificado.