Abertas as inscrições para a 6ª edição do Parlamento Universitário 2025

Organizado pela Escola do Legislativo da Casa de Leis, o programa é voltado para estudantes de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná
WhatsApp
Facebook
Arte: Escola do Legislativo

Ter a experiência do ser deputado estadual por alguns dias e participar de todo o processo legislativo. Esse é o objetivo do Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa do Paraná que está com as inscrições abertas até dia 02 de junho.

Organizado pela Escola do Legislativo da Casa de Leis, o programa é voltado para estudantes de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná e oferece uma experiência única, na qual os universitários vivem o dia a dia do Parlamento. Através do projeto os acadêmicos podem elaborar projetos de lei, participar de comissões temáticas, debater ideias no Plenário e votar propostas, simulando o trabalho real dos deputados estaduais.

A novidade para esta 6ª edição, explica o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, é que antes as instituições de ensino eram convidadas e agora todas as universidades sediadas no Paraná podem participar.

“Essa é a novidade para esta edição, a ampliação de quem pode participar”, disse, ao comentar que os participantes também já terão acesso às novas alterações do Regimento Interno da Assembleia que estão sendo inovadores.

“Nessa edição também queremos trabalhar com mais intensidade a Liderança do Governo, a Liderança da Oposição e as comissões”, pontua. Pedroso também destacou a importância do projeto para os alunos. “Primeiro conheça o funcionamento de uma Casa Legislativa, tenha a oportunidade de aprender sobre isso e segundo é que eles podem levar sobre o trabalho da Assembleia para as suas próprias universidades, aprender o trabalho de um grupo, envolvimento de liderança, processo de recrutamento e dos parlamentares”, afirma.

Leia também

Mais que uma experiência

Para o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), participar do Parlamento Universitário é muito mais do que uma experiência. “É entender, na prática, como a democracia funciona. É desenvolver liderança, oratória, trabalho em equipe e, quem sabe, ver o seu projeto sendo apadrinhado por um deputado e transformado em lei”. Mesma opinião tem o primeiro secretário da Assembleia, deputado Gugu Bueno (PSD). “O projeto é uma grande oportunidade de conhecer por dentro como funciona o Poder Legislativo, através de uma experiência especial e única na sua vida”.

A segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), reforça que o projeto abre oportunidade para estudantes de todas as regiões do Paraná. “O Parlamento Universitário estimula o debate político de alto nível. Além disso, os alunos têm a oportunidade de trazer demandas locais, de debater os desafios de suas cidades e das suas regiões. É um projeto que transforma, conecta e inspira”.

O treinamento obrigatório acontecerá no dia 03 de junho. Para as instituições previstas no Capital, o treinamento obrigatório ocorre de forma presencial; as demais poderão acompanhar o treinamento online. Já a simulação parlamentar acontece de 17 a 25 de julho, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, de forma exclusivamente presencial.

Inscrições

As inscrições disponíveis estão no site da Escola do Legislativo . Lá também estão disponíveis todas as informações como regulamento, regimento interno, manual de proposições, prazos e etapas do PU 2025.

O projeto

O Parlamento Universitário é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná que acontece no mês de julho, durante o recesso das sessões plenárias no legislativo paranaense. Ele congrega Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, do Paraná, e reúne estudantes universitários, que durante duas semanas simulam as atividades desempenhadas pelos deputados estaduais, com a divisão em bancadas partidárias, instalação das comissões temáticas, apresentação de projetos e votação em plenário das propostas pelos participantes do programa.

O objetivo do projeto é oferecer aos cidadãos, em especial aos graduandos, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do Parlamento, aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil e fornecer experiências práticas dos processos políticos e legislativos, permitindo aos jovens uma melhor compreensão do que é o dia a dia do deputado estadual, que vai além do comparativo às sessões e à votação de projetos de lei, envolvendo muita preparação, conhecimento e trabalho.

Em 2017, o Parlamento Universitário conquistou o III Prêmio Cultural ABEL, na categoria Comunidade, promovido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, eleito por unanimidade como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo Brasileiro para o público externo.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *