Inscrições para o Prêmio Paulo Freire começam no dia 12 de maio

WhatsApp
Facebook

Concurso reconhece as melhores experiências desenvolvidas pelos profissionais da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal da Educação lançou a 15ª edição do Prêmio Paulo Freire, que reconhece e valoriza as melhores experiências desenvolvidas pelos profissionais da educação.

O decreto que regulamenta o concurso foi publicado na semana passada no Diário Oficial do Município e enviado a todas as unidades de ensino da rede. As inscrições serão realizadas no período de 12 a 31 de maio exclusivamente pelo portal do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), através do link: https://ead-ntm.pti.org.br/ntm/.

Leia também

O Prêmio tem como objetivo estimular a participação dos educadores, divulgar as experiências e valorizar o trabalho dos profissionais que contribuem de forma relevante para a qualidade do ensino.

Podem participar profissionais do quadro próprio do Magistério da Rede Pública Municipal, atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. O tema, de livre escolha, deve estar alinhado ao planejamento curricular do município, identificando em suas ações os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Serão considerados projetos relacionados à melhoria do ensino, como ações implementadas nas escolas ou Cmeis, envolvendo o processo de ensino e aprendizagem com foco no protagonismo do aluno. Também é importante que os projetos tenham envolvimento com as famílias e a comunidade escolar. Não poderão concorrer projetos contemplados em edições anteriores.

Participação

O projeto poderá ser subscrito por até dois autores (sendo um autor e o outro coautor) que participação com um projeto, mesmo que atuem em dois níveis: (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

Após a inscrição, os autores e coautores deverão participar de uma formação online ofertada pela Secretaria de Educação sobre a elaboração e estruturação do projeto de trabalho e relato de experiência. O projeto precisa ter duração mínima de três meses (agosto a outubro), com apresentação prevista para o mês de novembro.

Premiação

A avaliação terá quatro etapas, sendo o envio do trabalho de forma online, a apresentação do projeto à comissão avaliadora no ambiente escolar, o envio do Relato de Experiência e a apresentação final. Serão premiados os melhores projetos nas categorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental com valores que chegam a R$ 6 mil.

Paulo Freire

O Prêmio homenageia o educador Paulo Freire e sua inegável contribuição na área da educação popular, voltada tanto à escolarização quanto à formação da consciência. Considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial, Paulo Freire continua vivo na prática educativa de professores e gestores criativos, capazes de elaborar programas, métodos e projetos que contribuam para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *