A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 3, projeto de lei do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) que concede o título de utilidade pública ao Instituto Plural, de Cornélio Procópio. A entidade desenvolve ações em diversas áreas, como a assistência social, saúde e esporte. Está presente também em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
“Reconhecer o trabalho do Instituto Plural é promover o fortalecimento de ações que ajudam no desenvolvimento infanto-juvenil. Reconhecer que o trabalho dos voluntários da instituição ajuda no desenvolvimento social, educacional e esportivo e contribui para a melhoria da saúde do paranaense”, justifica Romanelli.
O Instituto Plural, fundado em Cornélio Procópio, está presente também em Londrina, Pato Branco, Chapecó (SC), Santa Cruz do Sul (RS) e São José do Rio Preto (SP).
Atuação – O empresário Joni Silva Correia, presidente da entidade, disse que agora com o reconhecimento o instituto poderá receber recursos estaduais, por meio de emendas parlamentares, além de firmar convênio e participar de programas do Estado. “Um reconhecimento como este facilita a tomada de decisão, além de incluir nossa entidade no Programa Nota Paraná”, resume.
O Instituto Plural atua na promoção da saúde, assistência social e segurança alimentar e jovens e idosos. Atua também na promoção à conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e especial atendimento à família de pessoas assim diagnosticadas.
Também tem ações de educação e respeito aos animais e da defesa, preservação e conservação do meio ambiente, com atenção especial às questões hídricas, defende a promoção da igualdades social, racial, voltadas aos afrodescendentes, às comunidades tradicionais, aos índios e demais minorias também vítimas de preconceitos