Investimentos da Itaipu impulsionam projetos comunitários e moradias em Foz do Iguaçu

Com obras de infraestrutura social e programas habitacionais, a Itaipu reforça sua presença em projetos que vão além da geração de energia

social itaipu
Foto: Divulgação/Itaipu

A Itaipu Binacional anunciou mais uma iniciativa voltada à integração comunitária em Foz do Iguaçu: a revitalização da quadra poliesportiva da Mesquita Omar Ibn Al Khattab. O espaço, que também poderá ser usado por instituições sociais, receberá investimento de R$ 891,3 mil, em convênio com o Centro Cultural Beneficente Islâmico (CCBI). A conclusão da obra está prevista para meados de 2026.

Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o objetivo é reforçar a inclusão social. “Sentimos muita alegria em poder participar desse projeto, ajudando a ampliar ainda mais o trabalho de inclusão social que a comunidade islâmica desempenha e que a cidade tanto precisa”, destacou. O presidente do CCBI, Mohamed Beha Rahal, também celebrou a iniciativa: “Agradecemos imensamente o apoio da Itaipu, certos de que este projeto terá impacto significativo a longo prazo, como um espaço de lazer e de integração social”. Para o líder religioso Sheik Oussama El Zahed, a quadra simboliza mais do que cimento e tijolos: “O espaço representará a esperança no futuro de nossas crianças e jovens, porque vai ajudar a formar cidadãos íntegros e conscientes do seu papel na sociedade”.

Paralelamente, a empresa acompanha o andamento do Projeto Moradias, que contempla 52 residências construídas em parceria com a Prefeitura, Itaipu Parquetec e o Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita). As casas já estão concluídas desde 25 de agosto, mas a entrega depende da finalização de serviços de água, esgoto e energia, além da regularização documental pela Prefeitura. O cadastramento das famílias foi feito pelo Fozhabita, com critérios sociais, para garantir que a moradia atenda quem mais precisa.

O advogado e ex-superintendente do Fozhabita, Ian Vargas, destacou a importância do projeto: “Trata-se de uma iniciativa inovadora de habitação, fruto do olhar social do governo federal por meio da Itaipu e da Itaipu Parquetec, que permitirá a 254 famílias deixarem áreas de risco para viver com dignidade e segurança”.

Com obras de infraestrutura social e programas habitacionais, a Itaipu reforça sua presença em projetos que vão além da geração de energia. O investimento em lazer, inclusão e moradia digna mostra o compromisso da empresa com o desenvolvimento humano e a qualidade de vida da população de Foz do Iguaçu.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz