Segunda parcela do IPVA 2026 vence nesta terça-feira para veículos com final de placa 3 e 4

Contribuintes devem ficar atentos ao calendário e utilizar canais oficiais para evitar multas, juros e irregularidades

IMG 0673
IPVA - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Os proprietários de veículos no Paraná com final de placa 3 e 4 devem quitar até esta terça-feira (10) a segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026, conforme o calendário divulgado pela Secretaria da Fazenda e pela Receita Estadual.

O IPVA pode ser pago de forma parcelada em até cinco vezes, sem desconto, ou à vista, conforme a opção escolhida pelo contribuinte no início do calendário. O não pagamento dentro do prazo implica a incidência de multa e juros, além de impedir a regularização do veículo para o licenciamento anual.

As guias de pagamento não são enviadas pelos Correios e devem ser emitidas exclusivamente pelos canais oficiais do governo do Estado, como os portais eletrônicos da Receita Estadual e da Secretaria da Fazenda, além de aplicativos oficiais. O pagamento pode ser realizado em instituições bancárias credenciadas e também por meio do sistema Pix.

Leia também

A Secretaria da Fazenda alerta para que os contribuintes redobrem a atenção a possíveis tentativas de fraude, evitando acessar links ou sites não oficiais para a geração de boletos. O uso de canais seguros é fundamental para garantir que o pagamento seja corretamente registrado.

O cumprimento do cronograma do IPVA é necessário para manter a situação do veículo regular, evitando restrições administrativas, inscrição em dívida ativa e outros impedimentos previstos na legislação estadual.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz