Itaipu celebra 51 anos com ênfase em inovação energética e sustentabilidade em Foz do Iguaçu e região

Recentemente, a empresa binacional anunciou uma tarifa reduzida de 26%, válida até dezembro de 2026

A Itaipu Binacional celebra neste sábado (17) 51 anos de fundação com reconhecimento mundial pela geração acumulada de energia elétrica limpa.

Inaugurada em um acordo entre Brasil e Paraguai em 1974, a usina é fundamental para o fornecimento de eletricidade e o desenvolvimento regional. Hoje, Itaipu responde por cerca de 7% da energia elétrica consumida no Brasil.

Recentemente, a Itaipu anunciou uma tarifa reduzida de 26%, válida até dezembro de 2026. Com uma disponibilidade de operação superior a 97%, Itaipu atende a mais de 20 milhões de pessoas em território brasileiro.

Reconhecimento Internacional

A hidrelétrica binacional recebeu este ano o Milestone Award do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) como uma das obras que revolucionaram a engenharia mundial.

Leia também

Parceria entre Itaipu e pescadores já retirou mais de 12 toneladas de lixo do reservatório da usina

O diretor-geral brasileiro Enio Verri destaca a importância da usina além da geração de energia: “É um projeto de integração entre nações, de compromisso com o desenvolvimento sustentável e de liderança na transição energética.”

Investimentos em Inovação e Sustentabilidade

Itaipu também se destaca pela inovação na transição energética. A usina investe em projetos de biogás, hidrogênio de baixo carbono, combustível sustentável de aviação e uma usina solar flutuante, totalizando cerca de US$ 649 milhões em atualização tecnológica.

“Além da produção energética com uma das três tarifas mais baratas do país, Itaipu mantém forte atuação em sustentabilidade”, afirma a empresa. Desde a década de 1980, a usina promove ações ambientais e sociais, comprometendo-se oficialmente com a produção de energia responsável em 2005.

Assim, a empresa reafirma sua missão de fornecer energia limpa e acessível, priorizando a responsabilidade social e ambiental para o Brasil, Paraguai e o planeta.

@fozdiario

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *