Itaipu acompanha início da concretagem do novo campus da Unila

Obra no primeiro pavimento das salas de aula começou nesta sexta (12)

Imagem do WhatsApp de 2025 09 11 as 13.30.33 3c5a478a
Fotos: William Brisida/Itaipu Binacional

A Itaipu acompanhou o início da concretagem das salas de aula do novo campus da Unila, em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira (12). A obra, custeada pela Binacional, é um dos últimos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer e está sendo finalizada por meio de uma parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops/ONU).

Segundo Gisele Ricobom, assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, e responsável pelo convênio, essa concretagem representa a realização de um compromisso do Governo do Brasil e da Itaipu com a educação. “Depois de mais de 10 anos de uma obra paralisada por motivos variados, de dois anos estudando possibilidades para essa retomada, hoje chegou o dia da concretagem de um edifício que é um símbolo: a sala de aula dos futuros estudantes da Unila. É um marco porque é o sonho virando realidade em forma de concreto”, declarou.

De acordo com Adriano Rodrigues Garcia, gerente técnico do consórcio responsável pela execução da obra, a concretagem da laje do primeiro pavimento do bloco de salas de aula é uma etapa fundamental para a edificação dos dois pisos que virão acima, completando o projeto das salas de aula. A expectativa é de que o serviço leve até 40 dias para ser finalizado, com uma média de 45 caminhões de concreto sendo despejado a cada dia. Só na sexta-feira foram 32 caminhões. Essa etapa da obra deve receber 13 mil metros cúbicos de concreto e mais de 30 pessoas trabalham diretamente no processo.

“É importante o momento da concretagem do prédio de aulas porque com esse avanço conseguimos consolidar as estruturas básicas de todo o campus. O que representa um significativo avanço na materialização das etapas de construção, um passo importante após um ano da retomada da obra”, ressaltou a reitora da Unila, Diana Araujo Pereira.

Para o representante do Unops, Fernando Barbieri, a finalização da obra é o reflexo da união de entidades que trabalham pela integração regional. “Com essa retomada, a expectativa é não apenas entregar uma infraestrutura de ponta para a Unila, mas também contribuir para o desenvolvimento da região. O Unops fica muito satisfeito em apoiar essa realização, unindo capacidade técnica e gestão internacional a serviço de um projeto tão importante”, disse.

Opinião partilhada pelo diretor-geral da Itaipu, Enio Verri. “ A diretoria da Itaipu está comprometida com a integração e acredita muito no projeto do presidente Lula para a educação superior brasileira. Esta obra terá um impacto muito significativo para a cidade, beneficiando milhares de pessoas”, afirmou.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz