Elaborado com base nas normas da Global Reporting Initiative (GRI), o documento pode ser acessado no site da empresa
O Relatório de Sustentabilidade 2022 da Itaipu Binacional já pode ser acessado no site da empresa, pelo link www.itaipu.gov.br/responsabilidade/relatorio-de-sustentabilidade. Elaborado com base nas normas da Global Reporting Initiative (GRI), o documento traz os resultados da margem esquerda (brasileira) referentes aos indicadores de desempenho da operação, gestão econômica, social e ambiental no ano passado.
A coleta de informações começou em março deste ano. O trabalho teve duração de quatro meses e contou com apoio de consultoria e auditoria externas.
Leia também
- Comitê Gestor de Foz do Iguaçu conquista Prêmio Selo Ouro do Sebrae
- Em uma semana, Foz do Iguaçu recebe três cursos ministrados pelo TCE-PR
Segundo o diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri, por meio da divulgação do Relatório de Sustentabilidade 2022, a Itaipu “reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com os princípios universais de governança corporativa. Neste sentido, essa publicação está alinhada às práticas de transparência e prestação de contas da Entidade”.
“O processo de elaboração e publicação do relatório é resultante do trabalho cooperativo e coordenado de diversas áreas da Itaipu, envolvendo profissionais de todas as diretorias. O levantamento está em consonância com as práticas de mercado e alinhado à gestão atual”, explicou Márcia Aparecida Tontini, gerente da Divisão de Planejamento.
A elaboração de Relatórios de Sustentabilidade é considerada uma das melhores práticas para a transparência de gestão, a governança corporativa e a prestação de contas, servindo também como um dos principais instrumentos de apoio à tomada de decisão das partes interessadas, inclusive da alta direção da entidade.
Em 2022, o documento voltou a ser chamado de Relatório de Sustentabilidade, atendendo às práticas de mercado mais atuais. A mudança ocorreu levando em consideração pesquisas mais recentes sobre o tema. Em 2019 e 2021, ele havia sido nomeado como Caderno de Indicadores. Porém, o formato segue o do GRI, que em 2021 atualizou e excluiu alguns indicadores, explica Márcia.
O relatório traz informações precisas sobre a produção de energia, meio ambiente, dados financeiros e ações de responsabilidade social, entre outros, num compêndio de 86 páginas. ”É a tradução estratégica e operacional no âmbito executivo de 2022 de tudo que a empresa produz em prol do social e da governança”, afirmou Márcia Tontini.