Com a presença do Presidente da República, Marito Abdo Benítez, a Itaipu Binacional entregou nesta quarta-feira 20 vans 4×4 ao Ministério da Saúde, para a realização de vacinação doméstica contra o coronavírus.
Os veículos foram verificados pelo presidente na madrugada na sede litorânea do Palácio do Governo, onde estava acompanhado pelo diretor-geral paraguaio de Itaipu, Manuel María Cáceres, e pelo ministro da Saúde Pública, Julio Borba.
O fornecimento desse lote de 20 caminhões faz parte dos 40 utilitários, 30 ambulâncias convencionais e cinco ambulâncias com Unidades de Terapia Intensiva que a carteira de saúde receberá da Binacional.
O diretor-geral paraguaio da Itaipu, Manuel María Cáceres, confirmou o compromisso de continuar acompanhando os esforços da carteira de saúde para fortalecer a qualidade dos serviços de saúde.
Por sua vez, o ministro da Saúde, Júlio Borba, agradeceu a Itaipu pelo apoio permanente recebido.
Nesse contexto, ele anunciou que os veículos doados serão utilizados para fortalecer a logística do Plano Nacional de Vacinação contra o coronavírus, principalmente no que se refere à movimentação de pessoal das regiões de saúde.
“Será usado para transportar a equipe do Programa Ampliado de Imunizações (PAI) para vacinação de casa em casa para idosos, por exemplo, que é onde ainda temos muito o que fazer”, expressou.
Ele também anunciou que receberão também um importante lote de ambulâncias, que atualmente estão sendo montadas, para que sejam entregues em cerca de 60 dias.
A Itaipu planeja destinar um total de 36,8 milhões de dólares em 2021 para a saúde das famílias paraguaias, com destaque para ações de enfrentamento à pandemia.
As informações são de Agencia de Información Paraguaya