Evento é dedicado à discussão de temas relacionados à resiliência de organizações diante desse tipo de ameaça
O administrador de sistemas Jacson Querubin, da Superintendência de Informática da Itaipu Binacional, apresentou um case no 11º Fórum Brasileiro de CSIRTs (Computer Security Incident Response Team ou “Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança”), realizado entre 31 de julho e 1º de agosto, em São Paulo (SP).
O evento é dedicado à discussão de temas relacionados com o tratamento de incidentes de cibersegurança e a resiliência de organizações diante desse tipo de ameaça.
Leia também
- Fórum vai debater estratégias políticas públicas para a população em situação de rua em Foz
- Nova data: aula magna do diretor financeiro executivo da Itaipu na Unioeste em Foz será no dia (28)
Querubin falou sobre o papel dos controles para redução de incidentes. Ele apresentou uma visão geral dos frameworks ISO27001 e Controles CIS (v8).
Durante a apresentação, o empregado detalhou as ações internas que a empresa vem realizando, os desafios e obstáculos ultrapassados para aumentar os controles e como a sua adoção tem ajudado a diminuir os riscos no ambiente de Tecnologia de Informática.
O encontro é um importante espaço de troca de experiências e de networking para a comunidade de CSIRTs. Várias apresentações destacaram a importância dos aspectos humanos e de processos para a prevenção de incidentes cibernéticos. Nessa edição, foram 18 palestras e 444 participantes. A iniciativa é do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).