O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, participou nesta sexta-feira (23), em Foz do Iguaçu (PR), do Ato Político com Autoridades de Governos e Dirigentes das Organizações Populares, que marcou o encerramento da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos.
O evento contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica, a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência do Brasil, Márcio Costa Macêdo, e a ministra da Presidência do Estado Plurinacional da Bolívia, Maria Nela Prada, entre outros líderes.
A Jornada, que ocorreu de 22 a 24 de fevereiro no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, foi organizada por várias instituições, incluindo a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com o intuito de reunir organizações sociais, sindicatos, movimentos estudantis e lideranças políticas para discutir os desafios e estabelecer uma agenda comum de desenvolvimento para a região. Mais de 4 mil pessoas de 20 países participaram do encontro.
Enio Verri destacou a presença da Itaipu no evento, enfatizando que a parceria entre Brasil e Paraguai é um exemplo de integração a ser seguido na América Latina.
Ele ressaltou a importância de os países da região trabalharem em conjunto para desenvolver projetos sociais e econômicos, o que fortaleceria a competitividade e atrairia mais investimentos para a região.
Leia também
O ministro Márcio Macêdo enfatizou a relevância das discussões sobre integração em um contexto global marcado por conflitos e restrições democráticas, destacando o compromisso dos movimentos organizados em defender a democracia.
Francia Márquez, vice-presidente da Colômbia, defendeu uma agenda de integração que aborde questões como combate ao racismo, superação da desigualdade e fim da violência contra jovens e mulheres.
Pepe Mujica, figura central do encontro, lamentou os desafios enfrentados pela humanidade na atualidade, como a fome, a desigualdade, guerras e a crise climática. Ele defendeu a política como ferramenta de transformação e enfatizou a importância do diálogo e da unidade com diversidade para alcançar a integração.
Além das autoridades mencionadas, participaram do evento os reitores da Unila e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), deputados federais, representantes sindicais, estudantis e de movimentos sociais.
Antes do ato político, Enio Verri acompanhou Pepe Mujica em uma visita à usina de Itaipu e participou de um encontro com a comunidade acadêmica da Unila.