Jet-sky, lanchas, relógios, placas e veículos – tesouros revelados com a seca do Paranazão. VEJA FOTOS!

rio parana seco1

A vazão do rio Paraná, o Paranazão, caiu mais de 40% com a longa estiagem que tem atingido praticamente todo o Paraná e boa parte do Brasil nos últimos meses.

Em Foz do Iguaçu, em uma região próxima à Ponte Internacional da Amizade na fronteira do Brasil com o Paraguai, o baixo volume de água tem revelados tesouros que em épocas de chuvas normais, estavam longe da vista humana.

Jet-ski, lanchas, relógios em grande quantidade, placa de veículo antiga e até um veículo, como já revelado no blog, estão entre os objetos curiosos que apareceram com a transformação da paisagem na região.

rio parana seco4

O rio Paraná é o principal responsável pela energia elétrica gerada pela Itaipu Binacional e, na primeira semana de abril, sua vazão acima da hidrelétrica era de cerca de 6,7 milhões de litros por segundo.

rio parana seco2

A menor quantidade de volume de água dos últimos oito anos, conforme a Itaipu Binacional.

rio parana seco3

Na última semana, uma equipe do Corpo de Bombeiros aproveitou a baixa vazão para vistoriar e estudar os pontos de afogamentos na região de Foz do Igaçu

rio parana seco5

Devido à estiagem, tudo o que estava no leito do Rio Paraná vem sendo revelado entre as pedras.

rio parana seco6

Um grupo de moradores aproveitou o feriadão da Páscoa (de 9 a 12 de abril) para andar pelo local, entre a Ponte da Amizade e a ilha de Acaray, onde alguns se aventuraram a cruzar a pé o lado brasileiro do rio, uma vez que o maior volume de água passa pelo lado paraguaio da ilha.

rio parana seco7
Ponte Internacional da Amizade vista de um ângulo diferente
rio parana seco8
rio parana seco9
rio parana seco10

Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz