Ele venceu o atual presidente por um voto; Logo após a definição da Mesa Diretora, foram definidas novas composições das comissões permanentes
A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu elegeu a Mesa Diretora para o biênio 2023-2024 na manhã desta quinta-feira (15), durante a última sessão ordinária do ano, conforme determina o regimento interno. No pleito, a chapa 2 “União por Foz”, liderada por João Morales (União) venceu por um voto a chapa 1 “Trabalho e Transparência”, que tinha à frente o atual presidente Ney Patricio (PSD). Destaca o GDia que, logo após a definição, os parlamentares se reuniram para definir as novas composições das comissão permanentes da Casa de Leis, que tem mandato de um ano.
A eleição, conforme determina o regimento interno, se deu nominalmente e por 8 votos a 7, foi eleita a chapa 2 que, além de João Morales, conta ainda com Rogério Quadros (PTB) e Márcio Rosa (PSD) – 1º e 2º vice-presidentes e Jairo Cardoso (União) Protetora Carol (PP) como 1° secretário e 2ª secretária. O atual presidente, Ney Patrício, passará o cargo no dia 1° de janeiro. Sobre o resultado da eleição, ele comentou: “O processo democrático foi seguido, e continuo trabalhando e defendendo o povo e a instituição, como sempre fiz, em prol de nossa cidade”.
A chapa 2 venceu com os votos, além dos integrantes, dos vereadores Galhardo (Republicanos), Cabo Cassol (Podemos) e Adnan El Sayed (PSD). Votaram na chapa 1, além de Ney Patrício, os vereadores Edivaldo Alcântara (PTB), Yasmin Hachem (MDB), Anice Gazzaoui (PL), Alex Meyer (PP), Dr Freitas (PSD) e Kalito Stoeckl (PSD).
Diálogo
O presidente eleito João Morales adiantou, logo após o pleito, que o desafio é grande. “A eleição aqui mostrou isso. Foi bem apertada, mas somos movidos a desafios. A gente pretende juntar o grupo, pois todos são legítimos eleitos pela sociedade, todos tem voz e direito a requerer e buscar uma solução ao seu munícipe. Os vereadores tem muito a entregar para cidade. Então, essa liberdade hoje que a gente propõe e a presidência será para todos”.
Leia também
- Câmara de Foz congratula 14 personalidades em reconhecimento ao trabalho em prol dos direitos humanos
- Projeto da Câmara de Foz cria Kit maternidade Bebê Iguaçuense
“Todos terão oportunidades, vamos trabalhar juntos e isso é uma conquista que a cidade ganha”, ressaltou. Em relação ao Poder Executivo, a Morales defendeu a harmonia entre os poderes. “Precisamos trabalhar de uma forma harmônica porque o Executivo depende do Legislativo para algumas atividades e atuações. Estamos prontos para escutar o Executivo, mas também debater aos pautas. Precisamos filtrar e buscar o melhor. Isso é fundamental e importante para nossa cidade, pois se não trabalharmos juntos, não vamos chegar a um denominador comum e quem perde é a sociedade”.
João Morales está no primeiro mandato e foi eleito vereador nas eleições municipais de 2020, tomando posse no dia 1º de Janeiro de 2021. Ele é formado em Administração, é empresário no ramo de Comércio Exterior e também tem formação em Coach Integral Sistêmico. Em 2022, foi candidato a Deputado Federal pelo União Brasil, obtendo 5.101 votos. O próximo presidente da Mesa Diretora tem 43 anos, é casado e pai de três filhos.
Composição das comissões permanentes para 2023
As Comissões permanentes para 2023 foram eleitas ao final da composição da Mesa Diretora. São seis comissões permanentes: Comissão de Legislação, Justiça e Redação; Comissão de Economia, Finanças e Orçamento; Comissão de Obras, Urbanismo, Serviços Públicos, Ecologia e Meio Ambiente; Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Assistência Social e Defesa do Cidadão; Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Assuntos Fronteiriços e Segurança Pública; e Comissão Mista.
As proposições no Legislativo passam pelo crivo das comissões permanentes. A primeira verificação é feita na Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que analisa se a matéria é constitucional ou não. Depois, o projeto passa por outras comissões de acordo com o tema. Projetos como o orçamento para o ano subsequente vão direto para análise da Comissão Mista da Casa que reúne representantes das demais.
A Comissão mista, por exemplo, realiza audiência pública para discutir as peças orçamentárias, como: Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual, assim como Plano Plurianual, Plano Diretor, dentre outros assuntos relevantes que mexem na vida do cidadão. Agora, há uma definição oficial e as comissões, mediante a recomposição, ficaram com a seguinte formação:
Legislação, Justiça e Redação:
Presidente: Ney Patrício
Vice-presidente: Yasmin Hachem
Membros: Adnan El Sayed
Suplentes: Rogério Quadros e Cabo Cassol
Economia, Finanças e Orçamento:
Presidente: Dr. Freitas
Vice-Presidente: Edivaldo Alcântara
Membro: Ney Patrício
Suplentes: Adnan El Sayed e Alex Meyer
Obras, Urbanismo, Serviços Públicos, Ecologia e Meio Ambiente:
Presidente: Kalito
Vice-presidente: Protetora Carol Dedonatti
Membros: Edivaldo Alcântara
Suplentes: Dr. Freitas e Jairo Cardoso
Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Assistência Social e Defesa do Cidadão:
Presidente: Yasmin Hachem
Vice-presidente: Dr. Freitas
Membro: Rogério Quadros
Suplentes: Anice Gazzaoui e Marcio Rosa
Turismo, Indústria, Comércio, Assuntos Fronteiriços e Segurança Pública:
Presidente: Adnan El Sayed
Vice-presidente: Protetora Carol Dedonatti
Membros: Yasmin Hachem
Suplentes: Dr. Freitas e Anice Gazzaoui
Comissão Mista:
Presidente: Ney Patrício
Vice-presidente: Edvaldo Alcântara
Membros: Dr. Freitas, Adnan El Sayed e Yasmin Hachem