Boa notícia: Julho fecha com menores indicadores de covid-19 desde pico da pandemia em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

O mês de julho fechou com os menores indicadores do coronavírus (covid-91) em Foz do Iguaçu, desde o primeiro pico da pandemia, em julho do ano passado. Do dia 1º ao 31, houve redução no índice casos confirmados e óbitos, além de um “alívio” na rede de atenção aos pacientes da doença. A afirmação tem como base a análise dos boletins diários da Vigilância Epidemiológica. Nesta segunda-feira (02), foram divulgados três novos óbitos.

Em números, Foz do Iguaçu fechou julho com 48 vidas perdidas por conta do covid-19 – média de 1,55 por dia, segundo a data de divulgação do óbito. O índice ficou bem abaixo das 133 mortes divulgadas em junho – média de 4,43 por dia. A Vigilância Epidemiológica divulgou ontem, mais três óbitos por complicações da doença (três homens de 66, 67 e 76 anos), totalizando 1.081 mortes no município, desde o início da pandemia.

A confirmação de novos casos de covid-19 também apresentou uma redução considerável em julho. No período, foram divulgados 1.344 exames positivados – média de 43,35 por dia, contra 3.345 registros do mês anterior (junho). Desde o início da pandemia, o município contabilizou 41.996 casos, somando os 11 divulgados no domingo, mais 34 de ontem. Do total de infectados, 40.707 já estão recuperados – 96,9%.

Dos 34 novos casos divulgados ontem, 17 são mulheres e 17 homens, com idades entre nove e 80 anos. Entre eles, 31 estão em isolamento domiciliar e três internados. Do total de casos ativos em Foz do Iguaçu, 138 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 70 estão internadas.

“Alívio” nas UTIs

A queda de novos infectados garantiu um “alívio” a rede de atenção aos pacientes com covid-19 em Foz do Iguaçu, que na primeira metade do ano esteve sempre próxima do limite ou acima da capacidade. O índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava em 62% dos 110 disponíveis no hospitais Municipal Padre Germano Lauck e Ministro Costa Cavalcanti.

Do total de pacientes internados, cinco são de Santa Terezinha de Itaipu e outras localidades. Dos 77 leitos de Enfermaria, nove estavam em utilização (12% do total). As informações são do Painel Coronavírus da Secretaria Municipal de Saúde.

Vacinação

Foz do Iguaçu ampliou ontem a faixa etária da vacinação contra a covid-19 para pessoas com 25 anos ou mais. O agendamento, disponível no site da prefeitura (vacinacao.pmfi.pr.gov.br), começou às 10h da manhã, enquanto a aplicação dos imunizantes teve início às 13h em oito unidades básicas de saúde.

Para receber a vacina, é necessário levar os documentos pessoais (RG e CPF), um comprovante de residência e o cartão SUS (quando possuir). A retomada da campanha deve-se à chegada de 3.500 doses, enviadas pelo Governo do Estado. A vacinação deste público segue nesta terça-feira (03), das 8h às 17h.

Mais vacinas

A secretária de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, lembra que a vacinação é aberta para pessoas com 25 anos completos ou mais. Ou seja, adultos com 30 anos que por ventura ainda não tenham recebido a primeira dose podem fazer o agendamento.

“Estamos com quase 80% da população adulta vacinada com a primeira dose. Então é muito importante garantir a vacinação para chegarmos a 100% o quanto antes”, explicou. “Vale ressaltar que as doses não ficam paradas em Foz. Logo que são entregues à Coordenação do Programa de Imunização, já abrimos o agendamento”.

“À medida que recebermos novas doses, iremos ampliando a faixa etária até chegar nos 18 anos”, completou Rosa. Desde o início da campanha, em janeiro, 210.838 doses foram aplicadas; 157.073 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 79,2% da população adulta; 46.959 receberam a segunda dose e 6.806 pessoas receberam a dose única; o que representa 27,1% da população adulta.

As informações são de GDia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *