Justiça Eleitoral apresenta em Foz do Iguaçu o Pacto pela Paz nas Eleições 2024

Durante a visita ao município, também foi abordada a campanha de incentivo à participação de pessoas com deficiência como mesárias
WhatsApp
Facebook

Em visita ao município de Foz do Iguaçu, na última quinta-feira (15), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade divulgaram projetos da Justiça Eleitoral paranaense, como a campanha “Eleições 2024 – No Caminho da Paz”.

O “Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas” prevê ações de prevenção e combate à desinformação, ao discurso de ódio, às fraudes nas cotas de gênero e medidas voltadas à educação e à conscientização do eleitorado.

Durante a visita ao município, também foi abordada a campanha de incentivo à participação de pessoas com deficiência como mesárias, que, alinhada aos pilares da Gestão 2024/2025 do Tribunal, busca contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Outros temas da agenda institucional foram a violência política de gênero e o Protocolo de Prevenção à Fraude da Cota de Gênero, assinado no dia 30 de julho, com o objetivo de garantir a participação livre, consciente e efetiva das candidaturas femininas nas eleições.

Leia também

Por meio da iniciativa, serão realizadas ações em conjunto com o Ministério Público Eleitoral e demais instituições aderentes.

Itaipu

Na sede executiva da Itaipu, os representantes do TRE-PR foram recebidos pela assessora jurídica da instituição, doutora Ana Paula Zanatta, e pelo diretor jurídico, doutor Luiz Fernando Delazari.

Fórum Eleitoral

Estiveram presentes no Fórum Eleitoral a juíza da 104ª ZE, doutora Trícia Cristina Santos Troian; a juíza da 114ª ZE de Medianeira, doutora Tatiana Hildebrandt de Almeida; a juíza da 122ª ZE de São Miguel do Iguaçu, doutora Daniela Franco Reis e Silva Sá; a juíza da 147ª ZE de Foz do Iguaçu, doutora Claudia de Campos Mello Cestarolli; o juiz da 46ª ZE de Foz do Iguaçu, doutor Rodrigo Luiz Berti; o promotor eleitoralda 46ª ZE, doutor Rudi Rigo Burkle; e os chefes de Cartório Helen Dias Friedrich (147ª ZE), Rejane Karina Toffolo (104ª ZE) e Claudinei Zdanski (46ª ZE).

Unifoz

À noite, participaram da palestra proferida pelo presidente do TRE-PR na Unifoz a diretora-geral da Faculdade, Soraya Sotomaior Justus; o diretor-acadêmico, Conrado Sotomaior Justus de Souza Machado; opresidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Foz do Iguaçu, doutor Vitor Hugo Nachtygal; e o promotor de Justiça, doutor Luiz Francisco Marchioratto. Também estiveram presentes representantes de partidos políticos e coligações, candidatas e candidatos, que, como a Unifoz, tornaram-se signatários do Pacto por Eleições Pacíficas do TRE-PR.

Reunião na Cúria

Pela manhã, na Cúria de Foz do Iguaçu, o presidente do TRE-PR participou de reunião com o bispo Dom Sérgio de Deus Borges e com representantes da Igreja Católica no município.Estiveram presentes também o vigário judicial, padre Clodoaldo Isidoro Frassetto; o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Fábio Augusto Welter; o secretário-executivo da Cáritas Diocesana de Foz do Iguaçu, padre Sergio Bertotti; o padre Carlos Osvaldo Sosa, da Pastoral Indigenista; e Carlos Souza da Silva , da Cáritas Diocesana de Foz do Iguaçu.

Mais notícias


.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *