As fronteiras terrestres, bem como o rendimento do crime Organizado, não são os mesmos que outora. Desde 20219, por meio da Coordenação Geral de Fronteiras ( CGFron) da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Programa Vigia atua nas áreas fronteiriças de 14 Estados e na região entre Guaíra e Marechal Cândido Rondon.
“Implementamos o programa com somente seis policiais do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) e alguns policiais federais no dia 15 de abril de 2019. A proposta foi e segue sendo a ação de cada um fora de sua caixa, por que o que acontecia na prática? em uma semana o BPFron pegava cinco ou seis embarcações e a PF( Polícia Federal) outras cinco ou seis.
Achávamos que fazíamos sucesso, mas em um certo ponto de Guaíra passavam mais de 300 embarcações por noite com cigarros, contrabando, armas e drogas”, rememora o coordenador-geral da CGFron, Tenente -coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, que foi comandante do BPFron de setembro de 2018 e dezembro de 2019.
Continue lendo em O Presente