Evento terá como base o Empório com Arte, Avenida das Cataratas, 569, a partir das 18h
Este livro traz uma concepção do que seria o “Campo da Moda”. A partir da filosofia e da cultura material: como podemos pensar as relações do corpo com os artefatos que o compõem ou o despem. O Campo da Moda, como campo de estudos e pesquisa, que aborda as relações para além da moda efêmera, pois abarca os elementos da não-moda e anti-moda – todas as relações que tangem o “Ser da Moda”, conceito fabulado pela própria autora.
A fabulação deste “Ser”, que transita o Campo e se dá em nossos corpos, vem de uma necessidade de “criar conceitos”, como diria Gilles Deleuze, ou de uma inquietação ou coceira filosófica de os definir. Esse Ser ou Ente da Moda é uma relação de um corpo vestido ou adornado, no corpo sem vestes, ou em vestes sem corpos. O estudo compreende que o corpo na ausência de vestes se define como desnudo por esta falta e as vestes sem um corpo se definem pela presença de uma incompletude.
Leia também
- Sâmis da Silva e General Silva e Luna polarizam pesquisa para prefeito de Foz
- Cursinho pré-vestibular gratuito da Unioeste abre inscrições para nova turma em Foz do Iguaçu
A segunda parte do livro trata de uma “epistemologia estética”, conhecer o Ser da Moda, ou seja, o corpo e seus apetrechos passa por uma “experiência estética”. A Moda, como um “Gabinete de Curiosidades”, quando analisada se encontra entre o belo ou assombroso e o científico. Esses modos do Ser são pensados por algumas invocações da moda dos anos 1990, a estética da decomposição, até uma reflexão sobre o “monstro” que transborda a beleza no terceiro milênio.
Vendas do livro durante o evento, ou encomendas por e-mail, com envios para todo Brasil e frete grátis: [email protected]
Ou na livraria física Kunda em Foz do Iguaçu – Rua Almirante Barroso, 1473
Sobre a autora:
Ana Carolina Acom é Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com período de pesquisa Doutorado-Sanduíche, bolsista Capes, no Laboratoire d’Études Interdisciplinaires sur le Réel et les Imaginaires Sociaux, na Université Paul-Valéry | Montpellier III. É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Pesquisa em Filosofias da Diferença e Educação, Graduada em Filosofia também pela UFRGS (licenciatura e bacharelado) e Especialista em Moda, Criatividade e Inovação pela Faculdade de Tecnologia do SENACRS.
Atuou na consultoria, produção de moda e figurino e como professora em cursos de extensão e graduações em Design de Moda no Rio Grande do Sul e Paraná. Faz parte dos grupos de pesquisa: História da Arte e Cultura de Moda (UFRGS), em que é colíder, Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (UFRGS) e Diferença e repetição: genéticas e cartografia (UNILA). Pesquisa moda, cinema e outras artes desde a estética, semiótica, filosofia e história da arte. Atualmente é pósdoutoranda no Programa Interdisciplinar em Estudos LatinoAmericanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (UNILA).