Legislativo de Foz do Iguaçu aprova prorrogação da extinção da Fundação Municipal de Saúde por mais um ano

Processo tem relação com federalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck

hospital municipal
Vista do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu (Foto: Arquivo)

Os vereadores aprovaram em sessão extraordinária na última quinta-feira, 03 de julho, o projeto de lei (120/2025), que na prática prorroga o prazo para extinção da Fundação Municipal de Saúde, por mais 365 a partir de 22 de junho de 2025. Esse processo se relaciona com a federalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu. A matéria foi aprovada em 2 turnos e encaminhado para sanção do prefeito.

As tratativas que envolvem extinção da Fundação Municipal de Saúde e criação autarquia tem por finalidade a federalização do Hospital Municipal e sua transformação em Hospital Universitário, vinculado ao curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. Entretanto, para a efetivação da federalização são necessárias tratativas relevantes que dependem da atuação da esfera federal, como a transferência do patrimônio do Hospital Municipal Padre Germano Lauck para a UNILA.

Leia também

A vereadora Valentina Rocha (PT) se posicionou na tribuna: “Os trabalhadores ainda têm encontrado dificuldades nessa interlocução. Me preocupa muito quando vamos prorrogando os processos que já estavam inclusive com autarquia criada, sem levar em conta a participação efetiva desses profissionais no debate. Eles e a população são os principais interessados. Pedimos esse compromisso por parte da administração municipal”.

A vereadora Anice Gazzaoui (PP) pontuou: “Está faltando uma interlocução da diretoria do hospital com os funcionários. Me preocupo com o andamento desse debate. Desde o início a fala sempre foi da federalização. Nosso maior entrave é que existe uma área ali que está em nome do INSS, então não temos como falar em federalização sem resolver isso”.

O projeto encaminhado pelo Executivo destacou que realmente parte do imóvel onde está edificado o Hospital pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, o que impossibilita sua cessão por parte do Município, sendo proposta uma permuta patrimonial com o INSS, de modo que o terreno passe à propriedade Municipal e possa ser incluído no processo de doação do patrimônio hospitalar à UNILA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, o que se encontra em fase de tratativas e tramitação procedimental. De acordo com a prefeitura, essa é condição imprescindível para avanço das demais etapas do processo, sendo condição essencial para a retomada do processo de federalização, a ser conduzido em parceria com a UNILA e a EBSERH. Somente a partir dessa etapa será possível estabelecer cronogramas, diretrizes, protocolos e repartição de responsabilidades.

A prorrogação do prazo da extinção da Fundação, segundo o Executivo, se justica devido à necessidade de reforma e adequação documental da estrutura física do Hospital Municipal, cuja situação atual está sendo avaliada tecnicamente. Já foram empenhados valores significativos visando à execução de uma reforma de grande porte, com o objetivo de sanar irregularidades e promover a regularização da infraestrutura, assegurando condições adequadas ao funcionamento dos serviços públicos de saúde; A situação jurídica do imóvel onde está instalado o Hospital Municipal, construído em gestões anteriores sobre terreno de propriedade da União, vinculado ao acervo patrimonial do INSS.

A prefeitura pontuou, aidna, que foi instituído o Grupo de Estudos Interinstitucional, por meio do Decreto no 33.639, de 30 de maio de 2025 (publicado no Diário Oficial do Município em 2 de junho de 2025), com a finalidade de analisar os impactos financeiros imediatos da extinção da Fundação Municipal de Saúde e da criação da Autarquia Municipal de Saúde – AMS/FOZ, com prazo de 30 (trinta) dias para apresentação de relatório conclusivo.

@fozdiario


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz