A UNILA deu início ao processo de licitação para a contratação de serviços de alimentação coletiva, abrangendo a produção e distribuição de refeições nas unidades Jardim Universitário e Campus Integração. O objetivo é garantir uma alimentação balanceada, com elevados padrões higiênico-sanitários, destinada a estudantes, servidores, colaboradores de empresas terceirizadas e visitantes da Universidade.
Os documentos do Edital estão disponíveis NO LINK. O processo será realizado por meio de pregão eletrônico, sob o critério de menor preço por grupo, com modo de disputa aberto e fechado. As empresas interessadas deverão apresentar propostas exclusivamente no Sistema Eletrônico do Governo Federal. A sessão pública para a licitação será realizada no dia 16 de janeiro de 2025, às 9h01 (horário de Brasília).
O valor que a UNILA estima gastar com as refeições subsidiadas para estudantes é de R$ 5,7 milhões. O valor total estimado do contrato é de R$ 8,6 milhões, considerando as refeições subsidiadas e refeições com valor cheio.
O certame permite ampla participação de licitantes, no entanto, micro e pequenas empresas contam com tratamento diferenciado, conforme a legislação vigente.
Interessados podem solicitar esclarecimentos por meio do e-mail [email protected].
Serviços contratados
O contrato prevê a oferta de café da manhã, almoço e jantar. Para os estudantes da UNILA parte do valor será subsidiado pela Universidade, conforme sistemática já praticada no restaurante localizado na Itaipu Parquetec.
Estima-se que, diariamente, serão servidos entre 150 e 464 cafés da manhã, e de 300 a 929 almoços e jantares, com a maior demanda no campus Jardim Universitário, que terá um restaurante e uma cantina integrados. O campus Integração contará apenas com uma cantina ou lanchonete. Nesse espaço, a empresa contratada disponibilizará uma cesta de produtos selecionados que serão comercializados nos espaços.
Impacto
A expectativa é que os novos serviços entrem em operação no início do segundo semestre de 2025. De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Geusina da Silva, “com a implantação do novo RU e cantinas na universidade, espera-se como impacto na vida dos estudantes a redução do tempo dispensado ao preparo das refeições, período que pode ser dedicado aos estudos, descanso e vivências coletivas.” Ela destaca que os restaurantes universitários possuem a missão de oferecer refeições de qualidade a valores acessíveis, com maior subvenção financeira aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo melhorias significativas em termos de tempo, finanças e acesso a uma alimentação saudável. “A oferta de alimentação adequada no RU produzirá impacto social na vida do estudante, refletindo diretamente em sua saúde por meio do acesso a refeições nutricionalmente balanceadas”, salientou.
Maria Geusina observa que a implantação do novo RU e das cantinas demonstra o compromisso da gestão da UNILA com a política pública de assistência estudantil, reconhecendo-a como uma ferramenta essencial para a permanência dos estudantes. “Os restaurantes universitários são um pilar fundamental para a permanência de centenas de estudantes na universidade, especialmente para aqueles de menor renda. Dessa forma, buscamos consolidar a missão institucional da UNILA, universalizando o acesso a uma alimentação saudável para discentes nacionais e internacionais”, disse.