Lideranças comemoram dois milhões de visitantes nas Cataratas em 2019. Veja depoimentos!

WhatsApp
Facebook

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, alcançou a marca histórica de dois milhões de visitantes do lado brasileiro do atrativo, em um único ano nesta segunda-feira (30).

A moradora de Vitória (ES) Marlucia Pimentel chegou ao portão da unidade de conservação pouco depois das 9h da manhã.

O blog acompanhou o momento e registrou o que pensam lideranças políticas e ligadas ao trade turístico de Foz do Iguaçu. Acompanhe:

Hoje é uma data histórica para lembrar, diz Neuso Rafain

“Essa marca significa muito trabalho, da gestão integrada de turismo e todos os empresários que movem o turismo em Foz do Iguaçu. Isso, sem dúvida nenhuma, para nós, é muito importante, porque o turista de hoje, o número 2 milhões, é uma data histórica que temos que comemorar.

O projeto para os próximos cinco anos, Foz do Iguaçu deverá ter sem dúvida nenhuma, cinco milhões de visitantes aqui na Terra das Cataratas”. Neuso Rafain, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares (Sindihotéis).

Temos que nos preparar para 3, 4, 5 milhões, diz Chico Brasileiro

“Essa marca histórica de dois milhões de visitantes no Parque Nacional é fruto de um trabalho de longos anos, de uma ação integrada da iniciativa privada que vem apostando, do poder público, da Itaipu, do Parque Nacional, dos governos, da sociedade iguaçuense que acreditou no turismo, que acredita e investe e faz do turismo a grande fonte de desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu. É uma marca que temos que celebrar, que fazer cada ano o nosso parque possa bater recordes”.

“Temos que nos preparar para os 3 milhões, para os 4, 5 milhões. Para isso é preciso infra-estrutura. E é nisso que estamos trabalhando integralmente, em boa harmonia com a Itaipu, com o governos do Estado e federal. A iniciativa privada, olhando todo mundo junto, para 2030, para que Foz do Iguaçu realmente possa dobrar esse número de visitantes, no mínimo”. Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu.

Agora temos que melhorar nossa infraestrutura, diz Piolla

“É uma marca histórica que vem sendo perseguida a muitos anos pela nossa gestão integrada de turismo. Quando iniciamos o trabalho desse movimento para gerar esse aumento do fluxo dos visitantes em Foz do Iguaçu, tínhamos aqui pouco mais de 600 mil visitantes do lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu, agora estamos atingindo esse patamar de dois milhões, que é um número simbólico que projeta um futuro ainda mais promissor para o turismo na cidade.

Agora estamos partindo para os 3, os 4, os 5 milhões. Acho que são números que devem ser perseguidos daqui para frente, que fazem parte do nosso plano Foz do Iguaçu 20/30. Temos muitos desafios pela frente, evidentemente que para darmos esse salto quantitativo vamos precisar avançar muito nas condições de infraestrutura.

Os primeiros passos já foram dados com o projeto de ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto, agora o segundo passo que está sendo dado é com a duplicação da Avenida das Cataratas que deve ocorrer no próximo ano já. E o terceiro passo é melhorar as condições de infraestrutura do Parque Nacional do Iguaçu, para que possamos receber o maior número de visitantes, com o mais conforto e experiência possível”. Gilmar Piolla, secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu.

Qualidade da visitação tende a ser cada vez melhor, diz Ivan Baptiston

“Dois milhões de visitantes para nós é a realização de um grande trabalho que se faz pelos servidores do Parque Nacional do Iguaçu, pelas parcerias, concessionárias. Então, isso demonstra o resultado de dedicação de muitas mãos. Esse resultado da qualidade de visitação, tende a ser cada vez melhor, tende a trazer cada vez mais gente. O Parque Nacional do Iguaçu tem uma excelência na prestação de serviço aos visitantes. E isso vem para coroar esse trabalho realizado há anos, atingir 2 milhões, mais do que um número, corresponde ao resultado de serviços prestados.

A gente, ao longo desse ano, foi festejando, comemorando os 80 do Parque Nacional em 2019 e comemoramos muitas realizações de qualidade ambiental. A melhoria é significativa, da biodiversidade, da natureza, melhoramos muito a qualidade ambiental, uma referência na população de onças pintadas e vem crescendo, quase dobramos nos últimos 10 anos.

Estamos numa melhor relação com os municípios. Digo sempre que o Parque do Iguaçu é um parque maduro do ponto de vista de conservação da natureza e do ponto de vista de visitação ambiental, de visitação turística, é um parque realmente como qualquer parque no mundo, tem nível internacional de qualidade”. Ivan Baptiston, Chefe do Parque Iguaçu

A integração nos mostra que é o caminho, afirma Carlos Silva

“Nós estamos aqui hoje representando o Comtur e desde 2007 houve uma preocupação de todas as instituições, poder público e principalmente da iniciativa privada para fortalecer o nosso turismo, haja vista que os resultados estamos atingindo.

Há um crescimento de 8 a 10% ao ano e o turismo realmente é o que desenvolve, o que movimenta a infraestrutura e estrutura social da cidade de Foz do Iguaçu.

Dois milhões hoje e vamos caminhar para os 3 milhões, com o apoio de todos, dedicação e plena convicção que estamos no caminho certo”. Carlos Silva, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur)

Ano que vem teremos 2,2 milhões, diz Felipe Gonzalez

“Eu me sinto muito feliz, caminhando junto com todos os grandes agentes do mercado e também as pessoas, autoridades que acreditaram naquele momento que a gestão integrada era preciso pelas pessoas. A união de recursos em 2007, com a participação pública e privada que nunca mais parou.

Então hoje estamos vivenciando isso e para o ano que vem com certeza teremos 2 milhões e 200 mil visitantes”. Felipe Gonzalez, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PR).

Foto: Roger Meireles

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *