Projetos do governo Lideranças do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa apresentaram ontem (1º), os projetos estruturantes ligados a Foz do Iguaçu. A apresentação contou com o líder do Governo, deputado Hussein Bakri e o superintendente de Governança, Phelipe Mansur. Ambos destacaram que a prioridade do governador Ratinho Junior é implantar 26 iniciativas para melhorar a gestão pública em curto prazo.
Projetos II Entre elas estão a reforma administrativa, exonerações, critérios para nomeação, lei do compliance, além de medidas simbólicas como não reajuste do salário do governador, entrega de aeronave e fim da aposentadoria para governador.
Projetos III Depois de concluir as 26 iniciativas, o Palácio Iguaçu iniciará 29 projetos estruturantes do governo para todo o estado. Mansur ressaltou as propostas relacionadas a Foz do Iguaçu e Extremo-Oeste do Paraná. A começar pelo Pacto de Desenvolvimento Sustentável (elaboração de lei específica aliando crescimento econômico e natureza).
Voa Paraná Voltado à indústria do turismo, o Voa Paraná visa a reduzir o imposto sobre querosene utilizado pelas companhias aéreas. Em contrapartida, as empresas devem aumentar a quantidade e frequência de voos para o estado, informaram.
Reivindicações Após a “explanação oficial”, o presidente do Conselho Superior da ACIFI, Valter Venson mediou os pedidos de lideranças de diferentes setores econômicos. Entre eles: duplicação da BR-277 e da BR-469, construção de trincheiras e viadutos, além de melhorias no aeroporto, na sinalização, na segurança, na saúde e na educação. O prefeito Chico Brasileiro participou do encontro.
Gesto nobre Digna de registro a atitude do governador Ratinho Junior em liberar a aeronave do Governo do Estado para levar o ex-presidente Lula para São Paulo, para acompanhar o velório do neto Arthur de 7 anos, que morreu ontem em decorrência de meningite meningocócica. Até o fechamento da coluna, a Justiça Federal do Paraná ainda não havia confirmado a liberação do ex-presidente.
Exonerado O prefeito Rafael Greca exonerou ontem, o chefe de gabinete Alfredo Costa, em função da denúncia de que a família mantinha contratos de serviços de ambulâncias com o município, através do ICS.
Litoral A retomada da licitação e a execução da rodovia em Pontal do Paraná, a chamada Faixa de Infraestrutura, representa o início de um novo ciclo de desenvolvimento social e econômico na faixa litorânea do Paraná. É com esta mentalidade, que entidades de classe estão se unindo em torno da campanha que busca uma mobilização no sentido de garantir esta e outras obras essenciais para este processo.
Litoral II O movimento “SOMOS TODOS LITORAL: Sem infraestrutura não tem turismo – #salveolitoral” conta com a participação, até o momento de 16 entidades de classe e vai lançar neste Carnaval uma ação de outdoors nas Estradas que dão acesso ao Litoral Paranaense.
Ronildo Pimentel
Editor