O presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), convidou o doutor em Filosofia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, professor Fausto dos Santos Amaral Filho para, nesta sexta-feira (24), no Salão Nobre Senador Acioly Filho da Assembleia Legislativa, lançar o livro “Os Filósofos e a Educação II”, onde procura dar continuidade ao diálogo estabelecido com a Filosofia na tentativa de compreender as mais diversas questões da área da Educação.
O autor explica que “da mesma forma como antes, não se quer aqui produzir uma espécie de historiografia filosófica que, não poucas vezes, confundimos com a tarefa do pensamento, não. Aqui se quer pensar com os filósofos a educação, mormente na contemporaneidade que nos é própria”.
Leia também
O primeiro livro sobre o tema foi lançado em 2014 pela editora Argos e neste segundo livro, o autor propõe uma reflexão sobre a Educação, diante de um mundo repleto “de uma quantidade apressurada da desconexão informativa, o que, dificilmente nos deixa tempo para pensar”.
Sobre a nova edição do livro “Os Filósofos e a Educação II”, do professor Fausto dos Santos, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) salienta a importância de trabalhos que ajudem a resgatar o pensamento crítico do homem. “A filosofia contribui para a construção de uma sociedade mais observadora e crítica”, entende o parlamentar.
“Filosofia significa amor ao saber e toda obra que resgate o olhar filosófico sobre a formação da humanidade merece nosso aplauso e respeito, principalmente neste mundo moderno e digital, em que tudo parece tão efêmero. A filosofia é o instrumento que nos liberta do senso comum, que nos faz refletir. Na sua essência, é uma ciência educadora e, pela profundidade das reflexões, tem uma capacidade transformadora”, afirmou Romanelli.
Em 2019, o doutor Amaral Filho lançou na Assembleia Legislativa o livro, “Mas afinal, para quê, então, Filosofia? Uma leitura do Górgias de Platão”, que promove um diálogo com a obra de Platão e, a partir da interpretação desta, procura compreender o papel da filosofia tanto para a formação do indivíduo quanto para a constituição da sociedade.
Neste segundo livro sobre Educação na ótica da Filosofia, o professor Fausto explica que “não é um livro historiográfico, tampouco sobre filosofia da educação. Eu faço uma tentativa em dialogar com filósofos de diversas épocas e trazer eles para a contemporaneidade de forma que possamos compreender melhor algumas questões relativas a Educação. Por exemplo, a questão da motivação em relação ao ensino e a aprendizagem abordada pelo norte-americano John Dewey fala sobre como motivas as nossas crianças a frequentar a escola com prazer, querendo aprender”.
“Outra filósofa que vale ressaltar é Martha Nussbaum, que fala sobre a importância das humanidades na educação, hoje temos cada vez menos humanidades no currículo educacional, filosofia, artes, sociologia, poesia, enfim, cada vez mais os currículos vão sendo enxugados em detrimento às disciplinas mais técnicas. No Brasil, um filosofo que merece destaque é Anísio Teixeira é um dos pioneiros da Educação Nova e que lançou a base da educação brasileira”, explicou o professor Amaral Filho.
O livro pode ser encontrado nas principais livrarias do país e também nas plataformas digitais.