Cidade teve confirmadas duas mortes provocadas pela doença nos últimos dias; Bloqueio do Jardim Ipê vai valer por 14 dias
A semana dos iguaçuenses começa atípica em função da pandemia do novo coronavírus. Entre as novidades, está o início, a partir das 7h da manhã de hoje (22), do lockdown (fechamento) em trechos dos jardins Ipê e Jasmim, região que concentra o maior número de infectados ativos de Covid-19. Neste domingo (21), foi confirmado sexto óbito provocado pela doença na cidade, que tem comemorado a alta de pacientes dos hospitais.
O bloqueio de trechos do bairro da região Norte de Foz do Iguaçu vai valer por 14 dias, de acordo com decreto do prefeito Chico Brasileiro. Só poderá funcionar serviços considerados essenciais. Serão montados 15 pontos de bloqueios na região que funcionarão 24 horas por dia.
Com comprovação de necessidade, como trabalho, consulta médica, por exemplo, os moradores poderão sair e retornar ao bairro. Ação contará com a participação de vários órgãos de segurança e saúde. Durante o final de semana (sábado e domingo) equipes da Prefeitura percorreram bairro para informar população sobre as medidas.
O Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) informou aos usuários do transporte coletivo que, em razão do bloqueio na região, duas linhas de ônibus terão trajetos alterados. As mudanças são para as linhas 50 (Vila “A” Paraná) e 55 (Vila “A” JK).
Os veículos de ambas as linhas deixarão de trafegar pelas ruas Japira, Jacareí, Graciosa, Palmares e Guarapuava, com os passageiros devendo embarcar ou desembarcar no ponto existente na Avenida Maceió. O trajeto da Linha 70 (Cidade Nova INSS), que passa pela Avenida Andradina, não será modificado.
Sexto óbito
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck confirmou, neste domingo (21), o sexto óbito devido complicações provocadas pela Covid-19 em Foz do Iguaçu. A vítima é um paciente de 72 ano que faleceu no sábado (20), após ser transferido da UPA João Samek , às 00h34 da madrugada, em estado grave.
Ele foi admitido na Unidade de Terapia de Doença Infecciosa, evoluindo para insuficiência respiratória aguda, sendo monitorado em ventilação mecânica. O óbito ocorreu às 3h15. A unidade hospitalar informa que seguiu todos os procedimentos do fluxograma para óbito de casos suspeitos da Covid-19.
O teste para o novo coronavírus foi realizado ainda no leito do paciente. Os profissionais do Hospital Municipal embalaram corretamente o corpo, com identificação relativa ao risco biológico. O serviço funerário, ainda sem a comprovação positiva para a doença, autorizou o preparo do corpo para velório.
Procedimento
Tão logo o resultado foi concluído e confirmado a Covid-19 no paciente, a equipe do Hospital entrou em contato com os familiares para repassar as informações. Porém, no período informado, o velório já estava ocorrendo e segundo informações repassadas, com aglomeração de pessoas no local.
A Vigilância Epidemiológica vai rastrear os familiares e todas as pessoas que foram ao velório, bem como os profissionais que manusearam o corpo do paciente, prescrevendo o isolamento domiciliar. O Hospital Municipal vai investigar este processo.