O município de Londrina saiu na frente é o primeiro das cidades pólos do Paraná, a liberar mesas e cadeiras em bares, restaurantes e lanchonetes no Calçadão e outras áreas da região central. A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) destacou a iniciativa recém liberada por decreto pelo prefeito Tiago Amaral que atende uma reivindicação antiga da população e de muitos empresários do setor de alimentação e do turismo, principalmente do Centro da cidade.
“Estive com o novo prefeito de Londrina, Tiago Amaral, e aproveitei a oportunidade para parabenizá-lo pela iniciativa de regulamentar o uso de mesas e cadeiras nas calçadas para bares e restaurantes de Londrina”, afirmou Fábio Aguayo, presidente da Abrabar, em vídeo nas redes sociais. “Com isso, reiteramos nosso apoio do setor de gastronomia, entretenimento e toda cadeia do turismo em favor do desenvolvimento responsável e sustentável”.
Abrabar repudia vandalismo e hostilidade e aciona a Justiça em defesa do setor
“Agora vamos trabalhar para regulamentar os Parklets nos estacionamentos das vias públicas e incentivar a criação dos Polos Gastronômicos em Londrina pela infraestrutura, geração de emprego e renda”, completou Aguayo. Os parklets são plataformas temporárias que se estendem sobre as calçadas, transformando espaços de estacionamento em áreas de lazer. Os equipamentos públicos melhoram a qualidade do espaço público e a vida dos habitantes.
![](https://diariodefoz.com/wp-content/uploads/2025/02/fiabo-aguayo-e-tiago-amaral-1024x768.jpeg)
Normativa
O Decreto 134/25, assinado pelo prefeito Tiago Amaral, prevê que os proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes do “Calçadão” e algumas ruas próximas poderão usar a calçada em frente ao imóvel para colocar mesas, cadeiras e guarda-sóis. A normativa alcança parte das vias do quadrilátero formado pelas ruas Pará, Professor João Cândido, Benjamin Constant, Minas Gerais e Senador Souza Naves, a Praça Getúlio Vargas e sua ligação com a Rua Sergipe.
O espaço para uso das mesas e cadeiras, segundo o decreto, não poderá ter metragem superior a 20 metros quadrados e também não poderá ter qualquer construção fixa. Outro ponto importante, uma determinação do prefeito Tiago Amaral, é a desburocratização do processo. O empresário não vai precisar de nenhum tipo de permissão da Prefeitura para colocar os equipamentos na calçada. O próprio Decreto já define todos os termos da permissão.
O prefeito Tiago Amaral ressaltou a importância da medida para trazer a população de volta ao Centro. “A partir deste momento, nós londrinenses podemos voltar ao Calçadão e também às ruas nas imediações para curtir a vida noturna, um “happy hour”, curtir com a família, os filhos, os avós, com os seus amigos, aquilo que a gente tem de mais precioso na nossa cidade, que é o nosso Calçadão, o coração da nossa cidade, viva o Centro”, concluiu.