Londrina participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno

WhatsApp
Facebook

Abertura será na terça-feira (1° de agosto) e ação faz parte da campanha Agosto Dourado, para incentivo e promoção da amamentação

Esse ano, a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) divulgou que as atividades, promovidas em diversos países, se pautam no tema “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”. Dessa forma, em Londrina a programação vai abordar as dificuldades que a mãe trabalhadora enfrenta em relação à amamentação, já que o aleitamento materno é preconizado como alimento exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança.

A abertura da Semana de Aleitamento Materno será na terça-feira (1°), às 8h, no auditório da Unicesumar. As inscrições para o público-alvo podem ser feitas na plataforma da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, neste link. As ações são promovidas em parceria com o Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA).

Leia também

Esse será o assunto da palestra que abrirá o evento, às 8h30. Em seguida, a programação terá uma mesa de discussão sobre “Desafios da amamentação para a mulher”, seguida de nova palestra a respeito da “Paternidade Responsável”.

Segundo a assessora técnica da Diretoria de Atenção Primária (DAPS) da SMS, Daniela Gomes, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também devem realizar, em seus territórios, atividades especiais durante a campanha Agosto Dourado. “A Saúde promove este evento porque o aleitamento materno está diretamente relacionado ao bem-estar do binômio mãe-filho, à construção de vínculo, além do pleno desenvolvimento e crescimento da criança. Ou seja, é vinculado diretamente às melhores condições de saúde”, ressaltou.

A campanha Agosto Dourado, que vai prosseguir pelas próximas semanas, alude ao fato de que o leite materno é classificado como alimento padrão-ouro pela sua altíssima qualidade e fonte de nutrientes para os bebês, principalmente nos primeiros meses de vida.

Integrante do CALMA, a enfermeira da SMS, Giselle Lima Aguiar Correia, explicou que por meio do Agosto Dourado são realizadas as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, visando empoderar as famílias e incentivar a amamentação. “É importante sensibilizar a todos que estudos comprovam vários benefícios existentes no leite humano, desde a presença de todas vitaminas, proteínas, água e vários outros componentes. Também promove diminuição do nível de inflamação, aumenta o cortisol e traz diversos outros benefícios para o bebê e para a mulher. Outro fator muito importante, que não podemos esquecer de sensibilizar, é a importância do apoio família e de toda rede de convívio da puérpera”, complementou.

Correia, que também coordena a Saúde da Criança e Adolescente da DAPS/SMS, contou que a amamentação representa um grande desafio em diversas frentes. “Muitas dificuldades vivenciadas pelas mulheres que amamentam é a falta de apoio do núcleo familiar, principalmente quando apresenta algum problema que venha enfraquecer essa ação. Há ainda a questão do impacto da licença remunerada, do apoio no local de trabalho e das normas parentais emergentes sobre a amamentação”, acrescentou.

Agenda – O segundo dia trará, também no auditório da Unicesumar, a atuação da Atenção Primária em Saúde (APS) dentro do contexto do aleitamento materno. Assim, na quarta-feira (2), às 8h, inicia palestra sobre “O papel da APS no acolhimento às puérperas” e, logo após, uma apresentação a respeito do “Fortalecimento de Vínculo e Aleitamento Materno”. No mesmo dia, outra palestra vai destacar a importância do Banco de Leite. A programação encerra com uma exposição sobre mitos e verdades em relação ao aleitamento materno.

Na quinta-feira (3), a agenda da Semana de Aleitamento Materno vai debater uma visão mais abrangente para a amamentação. Dessa forma, as duas primeiras palestras do dia abordam “O Olhar Sistêmico do Aleitamento Materno”, seguida de “A Intersetorialidade e o Aleitamento Materno”. Haverá ainda uma mesa de discussão, discutindo “A Multidisciplinariedade e o Aleitamento Materno”, e encerrando as atividades a apresentação de uma experiência bem-sucedida.

Ainda na quinta (3) e sexta-feira (4), serão promovidas oficinas de manejo de aleitamento materno. Podem se inscrever auxiliares e técnicos de enfermagem, assim como técnicos em saúde bucal. Os participantes terão direito a um certificado, emitido pela Escola de Governo PML, mediante inscrição feita aqui.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *