Evento reuniu aproximadamente 450 pessoas no Camping Wesling
Ação ecológica, café colonial, mateada, almoço com costelão de chão, matinê com o grupo regional O Planaltino, passeios de barco e flashback ao cair da tarde, rechearam a programação do 1º Camping Show promovido pela empresa Macuco Ecoaventura nas dependências do Camping Wesling, em Santa Clara, no município de Capanema, neste domingo (11/04).
Abrindo a maratona de diversão e lazer com um compromisso socioambiental, as 8h um grupo formado por alunos do Centro Universitário Internacional (Uninter), Faculdade Iguaçu (FI), Universidade Paranaense (Unipar) e adolescentes que integram o projeto Formando Cidadãos, realizou um mutirão de limpeza no rio Iguaçu.
Macuco Ecoaventura disponibilizou para o evento vários modelos de embarcações que integram sua frota. Durante a ação ecológica e nos passeios ao longo do dia foram utilizados caiaque, standup padle, e embarcações rápidas.
O evento reuniu aproximadamente 450 pessoas, vindas de Capanema, Planalto, Realeza e Foz do Iguaçu. O Iate Clube de Capanema apoiou o evento.
Nível de conscientização invejável
A ação ecológica revelou uma grata surpresa. Ao contrário do que ocorreu em 2017, quando foi realizada uma atividade semelhante, desta vez, foi encontrada uma quantidade inexpressiva de resíduos, tanto no rio quanto na margem brasileira.
Para o soldado da Policia Militar e coordenador do projeto Formando Cidadão, de Capanema, Carlos Pereira Damen, o resultado da ação foi gratificante. “ A ausência de lixo nos trouxe grande satisfação. Isto significa que as pessoas estão se conscientizando, que iniciativas como esta são importantes e podem sim, trazer resultados positivos”.
O soldado explica que, para os assistidos do projeto Cidadão, a atividade figurou como uma ação pedagógica.
Já o Macuco Safari Capanema comemora o sucesso do evento. “O resultado desse nosso primeiro evento, que contou com a parceria do Camping Wesling, superou as nossas expectativas. Ficamos bem satisfeitos com o resultado e já estamos pensando em outros projetos voltados para as famílias da região” comemorou o gerente comercial da empresa Cleverson Teixeira.
Formando cidadãos
Menina dos olha da 4ª Companhia da Polícia Militar de Capanema, o projeto Formando Cidadão, tem em seu coordenador, Carlos Pereira Damen, o soldado Damen, um de seus maiores entusiastas. Criado pela Polícia Militar, o projeto não tardou a ganhar o apoio das prefeituras da região Sudoeste do Paraná. Implantado há 16 anos em Francisco Beltrão, sede da 4ª Companhia da Policia Militar, em 2013 foi replicado em Capanema e logo, adotado pelo município.
O Formando Cidadão, voltado para adolescentes com idades entre 12 e 17 em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o Soldado Damen, adotam a filosofia da disciplina militar. “O horário em que não estão na escola, passam conosco. Eles participam do dia a dia dos policiais, almoçam na companhia e vivem a rotina da Polícia militar”, explica.
Damen conta ainda que atuam em consonância com a Polícia Comunitária, uma nova versão da polícia, mais próxima da comunidade
O objetivo do projeto é preparar esses adolescentes e buscar inseri-los no mercado de trabalho aos 17 anos. “No período em que permanecem conosco, além de oferecer várias atividades, introduzimos noções de responsabilidade, compromisso e pontualidade, questões de grande importância na disciplina militar” enfatiza o soldado.
Evasão- O número de evasão é pequeno. São raros os que desistem do curso. O coordenador explica que encerram o curso no final do ano e a maioria retorna para efetuar nova matrícula.
Resultado- Cinco adolescentes oriundos do projeto já se encontram colocados no mercado de trabalho.
Orgulhoso Damen conta que em visita aos locais em que se encontram os seus ex-alunos só ouve elogios. “Os chefes chegam dizendo que são meninos muito bons, responsáveis, trabalhadores e comprometidos”.
O Formando Cidadão em entre seus alunos vários adolescentes que chegaram no início do projeto. Atualmente atendem 31 adolescentes e vários novatos. Este ano aceitaram alguns que ainda não completaram 12 anos, porém, encontravam-se em situação de grande vulnerabilidade.
Prefeitura aposta na nova geração
O auxiliar administrativo da Prefeitura de Capanema, Júlio Rocha, atua no projeto desde o seu início, em 2013. Trabalhando ao lado do soldado Damen na coordenação, Rocha é apaixonado pela iniciativa. “Tenho a certeza de que esse trabalho contribuirá para um futuro mais promissor para esta geração e, consequentemente, para a sociedade”, afirma ele.
Para a Prefeitura, segundo o auxiliar administrativo, este é um dos projetos de grande importância. “ A Prefeitura acredita que está aí, em projetos como esse, a mudança da Nação. Atualmente, os pais não estão conseguindo reger, colocar normas corretas para os filhos. Acolhendo adolescentes que vivem um problema social muito sério, estamos criando um futuro muito melhor para a sociedade. Acreditamos que está aí a nossa contribuição para a mudança”, ressaltou Júlio Rocha.