Estudantes, professores e pesquisadores da área de turismo de todo o Brasil irão se reunir em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 5 e 7 de junho, no Fórum Internacional de Turismo do Iguassu.
O evento é considerado o maior técnico-científico do setor no país e integra a programação complementar do Festival das Cataratas.
O evento já está em sua 18ª edição e ao longo de sua trajetória teve mais de três mil trabalhos apresentados, entre artigos científicos, resumos expandidos e relatos de experiências, submetidos por estudantes de mais de 50 universidades e faculdades do Brasil e do exterior.
Neste ano, o fórum, que terá como tema principal “Turismo na Natureza e Biodiversidade”, tem como novidade a chancela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Leia também
A coordenadora do Fórum e professora coordenadora substituta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Alice Leoti, destaca que essa certificação é de extrema importância para a consolidação e reconhecimento do evento como referência no cenário científico nacional e internacional.
“Essa conquista foi obtida por meio da submissão de um projeto detalhado que demonstrou a relevância e a qualidade do evento para a comunidade acadêmica e científica”
Ela explica que a Linha 2 da chamada 13/2023 do CNPq contempla eventos tradicionais nacionais ou internacionais e, com a aprovação, reconhece o Fórum como um evento de destaque, capaz de promover o debate e a disseminação do conhecimento científico na área de turismo.
A Unipampa, como instituição de execução do recurso obtido, terá a responsabilidade de garantir que o evento atenda aos padrões de qualidade e excelência exigidos pelo CNPq.
Leoti lembra que essa chancela confere ao evento uma maior visibilidade e credibilidade, atraindo um público mais qualificado e estimulando a participação de pesquisadores renomados.
Leia também
“Além disso, a possibilidade de contar com recursos financeiros proporcionados pelo CNPq possibilita a realização de atividades e iniciativas que agregam valor ao evento, como a promoção de palestras, mesas-redondas, minicursos e a publicação de trabalhos científicos”, complementa.
A realização do Fórum também fortalece Foz do Iguaçu como um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil.
A presidente do Instituto IDESTUR, Mayara Angeli, enfatiza a importância da aproximação entre academia e mercado, sobretudo diante das atuais calamidades.
“O momento atual mostra o quanto a pesquisa em todos os âmbitos é fundamental para a manutenção e sustentabilidade do mercado turístico”, destaca Angeli.
O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é organizado e realizado pelo Instituto IDESTUR em conjunto com a Univali e Unipampa, tendo a parceira estratégica com a Unioeste e apoio de diversas instituições de ensino do Brasil.
Mais informações estão disponíveis no site.