Mais de 47 mil turistas visitaram as Cataratas do Iguaçu em novembro

WhatsApp
Facebook
Foto: Nilton Rolin / Cataratas S/A

A recuperação do turismo em Foz do Iguaçu durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), tem sido gradual, dentro da expectativa de representantes do trade turístico local. A afirmação, tem como base os números da visitação de novembro no Parque Nacional do Iguaçu. No período, 47.371 turistas ingressaram na unidade de conservação, no trecho onde estão as Cataratas do Iguaçu. 

A visitação no principal atrativo turístico da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, ficou praticamente congelada desde o início da pandemia. Os ingressos no Parque foram suspensos, por determinação do Ministério do Meio Ambiente e do ICMBio, em 18 de março e só retornaram no dia 10 de junho, aniversário do município. As atividades foram novamente paralisadas em 1º de julho, retornando em 4 de agosto.

De acordo com a estatística da concessionária Cataratas do Iguaçu SA, os 47.371 ingressos de novembro representam uma queda de 75% frente aos 196.685 ingressos no mesmo período do ano passado, quando não havia pandemia. O desempenho, no entanto, mostra um avanço no comparativo aos números de outubro, quando 42.906 pessoas foram até o atrativo.

Origem

Os turistas brasileiros somaram 45.894 acessos em novembro, queda de 59% frente aos 113.713 ingressos no mesmo mês em 2019. No período, a unidade de conservação recebeu visitantes dos 26 estados da federação, mais o Distrito Federal.

O Paraná responde pela maior fatia da visitação nacional nas Cataratas, com 21.016 ingressos em novembro. Em seguida aparecem São Paulo com 10.082 representantes, Santa Catarina com 3.077, Rio de Janeiro com 2.509, Rio Grande do Sul com 2.020 e Minas Gerais com 1.254 visitantes.

Internacional

Aos poucos, os visitantes estrangeiros também começam a retornar ao atrativo. Nos últimos 30 dias, foram 1.477 ingressos, uma redução de 98% no comparativo do ano passado, quando 82.972 visitantes de praticamente todas as regiões do mundo foram até o atrativo.

Em outubro, os turistas indicaram origem em aproximadamente 40 diferentes países. O Paraguai lidera a estatística com 610 visitantes. Na sequência aparecem Estados Unidos com 216 representantes, Alemanha com 141, Argentina com 47, França com 35, Colômbia com 35, Bolívia com 33 e Espanha com 32, além de visitantes de outros países.

“Vem pra Foz”

A retomada do turismo de Foz do Iguaçu coincide com o lançamento da campanha “Vem pra Foz” promovida pela Itaipu Binacional com apoio do trade turístico local. A iniciativa busca incentivar o turismo regional (do entorno do Parque Nacional do Iguaçu e Lago Itaipu) e nacional.

A visitação nas Cataratas do Iguaçu tem crescido sem descuidar dos cuidados com a saúde dos turistas devido a pandemia Covid-19. Nesta nova etapa, os ingressos são vendidos apenas pela internet e com agendamento das visitas. A concessionária lembra que às segundas-feiras, o Parque não abre.

Por: GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *