Mais de 70% das vítimas fatais da Covid-19 em Foz do Iguaçu são homens

WhatsApp
Facebook

A maioria das vítimas fatais da Covid-19 em Foz do Iguaçu é do sexo masculino e tem em média 68,85 anos de idade. A cada quatro registros de óbitos na cidade, três são homens. As informações tem como base um perfil elaborado pelo GDia, nos dados do Boletim Coronavírus produzido diariamente pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. A cidade se aproxima dos sete mil casos confirmados da doença do novo Coronavírus.

O primeiro óbito ocorrido em decorrência de complicações clínicas da Covid-19 em Foz do Iguaçu ocorreu no dia 26 de abril. A vítima, um paciente do sexo masculino, tinha 55 anos de idade e sofria de hipertensão arterial sistêmica, segundo a Vigilância Epidemiológica. Ele morreu internado no Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Foz do Iguaçu registrou, até ontem, 87 mortes provocadas pela Covid-19, segundo o Painel da Vigilância Epidemiológica. A idade média das vítimas no geral é de 69,95 anos. Do total de óbitos, 24 são de mulheres com idade média de 72,75 anos e 63 homens, mais de dois terços do total (72,09%), com idade média de 68,85 anos (um dos óbitos, do sexo masculino, não aparece a idade no boletim).

De acordo com as autoridades sanitárias, a maioria das vítimas da Covid-19 tinha como principais comorbidades (mais de uma doença crônica) diabetes, hipertensão, sobrepeso (entre ambos os sexos), asma, fibrose cística, alzheimer, doença pulmonar, insuficiência cardíaca e renal, miocardiopatia hipertrófica, doença de chron, entre outras.

Mulheres x homens

A análise dos números revela um dado complexo, as mulheres adoecem mais, por que estão mais nas ruas, no trabalho, chefiam famílias. Já os homens, quando adoecem, acabam não resistindo. De acordo com o boletim de sábado (19) da Vigilância Epidemiológica, do total de infectados atualmente em Foz do Iguaçu, 3.525 são mulheres e 2.998 homens.

A explicação para o índice maior de morte entre os homens pode estar nos dados da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, que envolve 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

A estrutura, promoveu de janeiro a agosto deste ano, mais de 198 mil atendimentos. De acordo com o monitoramento, mais de 134 mil era mulheres e apenas 64 mil pessoas do sexo masculino.

Contexto

De acordo com o acompanhamento, no mês de abril foram registrados dois óbitos e outro em maio. Em junho foram registradas oito mortes em decorrência da Covid-19. O mês de julho apresentou a maior evolução, com 22 óbitos no total. Em agosto, o município registou 31 óbitos. Nos primeiros 20 dias de setembro, são 22 novos registros.

Por: GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *