As dez Unidades Básicas de Saúde registraram 947 atendimentos desde o dia 15 de março. Dos 280 casos positivos, 232 já estão recuperados
Cerca de duas semanas após o início do acolhimento a pacientes sintomáticos de covid-19, iniciado em 15 de março, as dez Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu escolhidas já realizaram 947 atendimentos. Desses, 280 foram testes positivo para a doença – 232 pessoas já tiveram alta; foram 20 internamentos e duas mortes. Os casos ativos são monitorados pelas equipes das unidades e do programa Saúde da Família.
Segundo Rosa Jeronymo, secretária de Saúde, a atenção primária realizada nas unidades de saúde contribuiu em uma significativa redução no tempo de espera para atendimento, diminuição da circulação e um monitoramento mais abrangente dos usuários.
“O atendimento aos casos sintomáticos de covid-19, que vem sendo realizado pelas equipes das UBS, está sendo fundamental. O atendimento próximo à residência, orientações sobre como se cuidar durante o período de isolamento, encaminhamentos de sintomas mais graves e medicação se necessário são medidas humanizadas para a população”, afirmou Rosa Jeronymo.
Casos em pacientes jovens e sem comorbidades
Os dados levantados apontam que a faixa etária com o maior índice de contaminação é a de pacientes entre 21 e 40 anos, com 108 casos, seguido pela faixa dos 41 a 60 anos, com 104.
Em números gerais, somente entre essas idades foram 677 atendimentos. O aumento dos casos positivos entre pacientes mais jovens também é visto na taxa de contaminação entre pessoas dos 13 aos 20 anos, com 23 casos.
Os principais sintomas informados são tosse, dor de garganta, dor de cabeça e febre, contudo, cerca de 140 foram descartados por se tratarem de virose, diarreia ou faringite.
A diretora ressalta que, do número total de casos positivos (280), somente 86 eram pessoas com comorbidades, principalmente por hipertensão e diabetes.
Atendimento primário em UBS
Desde a segunda quinzena de março, dez Unidades Básicas de Saúde de todas as regiões da cidade passaram a oferecer o atendimento a fim de desafogar as demandas da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) do Morumbi e do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.
Foram escolhidas as unidades do Profilurb II e Unidade de Saúde 24h Padre Ítalo (região Sul); UBS Vila Yolanda (região Oeste); UBSs do Morumbi II, São Roque e Jardim São Paulo I (região Leste); UBS São João (região Nordeste) e UBS Jardim Jupira, Cidade Nova e Vila C Velha (região Norte).
Em caso de confirmação do quadro sintomático respiratório no atendimento primário, com base nas respostas de um questionário de sintomas, o paciente é encaminhado a um consultório exclusivo para o atendimento médico da covid-19. Após a consulta, o paciente é notificado para iniciar o isolamento e agendado para realizar a testagem na UPA (Unidade de Pronto Atendimento do Morumbi).
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a preparação dos profissionais com equipamentos e consultórios próprios.