Um grupo de ‘paseros’, que compra mercadorias em Foz do Iguaçu para revender em Ciudad del Este e outras cidades do departamento de Alto Paraná, travou na manhã desta segunda-feira (5) o trânsito na Ponte Internacional da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai.
A organização informou, de acordo com o G1, que os trabalhadores estão impossibilitados de fazer o serviço. Por conta disso, resolveram fechar o acesso para quem deseja entrar no Paraguai, pela Ponte da Amizade.
Mototaxistas estão passando pelo bloqueio, mas não estão conseguindo entrar no Paraguai. Com isso, os veículos estão fazendo o retorno pela aduana.
Além disso, por causa do bloqueio, há fila na Ponte da Amizade, além de registros de congestionamento nos acessos da via que ficam no lado brasileiro.
A polícia paraguaia acompanha a manifestação. Os organizadores afirmaram que não há previsão para que a ponte seja reaberta.
Durante a pandemia, a Ponte da Amizade chegou a ficar fechada entre março e outubro de 2020, mas foi reaberta.
Atualmente, há uma barreira sanitária no lado brasileiro e é necessário apresentar um teste de coronavírus negativo, do tipo RT-PCR, para entrar no país.
As informações são de G1 Globo