Maria Cheung traz NuiToy em exposição virtual

WhatsApp
Facebook

O vídeo está disponível nas redes sociais e no canal de Youtube da artista

A artista visual Maria Cheung estreia nova exposição virtual nesta terça- feira, 23 de fevereiro. Maria foi uma das contempladas do Edital de Credenciamento nº01/2020, relativo ao “Corredor Cultural de Foz do Iguaçu”, promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural.

A artista inscreveu-se com a proposta da exposição virtual NuiToy aprovada no credenciamento de artistas, profissionais e fazedores de Cultura.
A mostra foi exposta originalmente em 2008, no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis. O vídeo traz uma compilação de imagens produzidas pelos fotógrafos Alexandre Marchettti, Danísio Silva e pela própria artista.

Privilégio de nascimento

NuiToy (menina em cantonês), traz para o centro de discussão a preferência das famílias chinesas pelos meninos, característica levada às últimas consequências a partir da política do filho único, de controle de natalidade, imposta pelo governo em 1979 e só extinta em 2015.

Para além da crítica ao controle de natalidade, Maria Cheung destaca neste trabalho a desvalorização da mulher, em direção oposta à extrema valorização do varão, aquele que, via de regra, traria consigo a missão de perpetuar o nome da família.

“Em NuiToy eu falo de direitos básicos negados à mulher. Falo do direito de viver com dignidade, como cidadãs. Reflito sobre o direito negado de nascer – já que era altíssimo o número de abortos-, o direito de sonhar, brincar, estudar, celebrar aniversários…”, salienta a artista que deixou seu país aos sete anos de idade e, anos mais tarde, por meio da arte conceitual resgatou suas origens e passou a refletir sobre a sua própria condição de mulher.

Serviço
Para ver a exposição:
facebook.com/maria.cheung.315
mariacheung57

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *