A deputada estadual Maria Victoria (PP) participa nesta sexta-feira (21) da inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital da Criança de Maringá. Com os 10 primeiros leitos, a UTI atenderá pacientes com idades entre 29 dias e 15 anos incompletos de Maringá e municípios das regiões Noroeste e Norte do Paraná.
“É mais uma etapa no funcionamento dessa grande estrutura que é o Hospital da Criança. Local pensado e planejado para garantir atendimento de qualidade, consultas especializadas, pesquisas sobre doenças raras e cirurgias perto da casa de milhares de famílias paranaenses, que hoje precisam viajar para ter atendimento de qualidade”, afirma.
A deputada Maria Victoria foi a idealizadora da construção do Hospital da Criança, ainda em 2017 durante seu primeiro mandato na Assembleia. O projeto contou com o apoio do Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeitura de Maringá e Organização Mundial da Família.
Maria Victoria destaca força e inovação do agro paranaense no Show Rura
A solenidade terá a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do secretário do Estado da Saúde, Beto Preto, do prefeito Silvio Barros e do secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos Nardi, do deputado federal e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, entre outras autoridades.
UTI
A nova ala do Hospital da Criança, que amplia a rede de pediatria dedicada para atendimentos de alta complexidade, terá equipe de médicos especialistas e equipe multidisciplinar especializada no atendimento infanto-juvenil.
As equipes são compostas por médicos intensivistas, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, auxiliar, técnico de enfermagem, entre outros.
O Hospital da Criança de Maringá é gerenciado pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, possui 24 mil m2 de área construída com 13 blocos.
Atualmente, o Hospital funciona com atendimento ambulatorial em 13 especialidades diferentes, Pronto Atendimento, centro cirúrgico, leitos de hospital-dia, leis de internação e cirúrgicos com atendimento pelo SUS. A unidade possui capacidade para 148 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI pediátrica, 20 leitos de UTI neonatal e 7 salas de cirurgia.