Silvio Barros leva o case Maringá à Pré-COP30 e à Cúpula Mundial de Prefeitos no Rio de Janeiro

Prefeito destacou o papel de Maringá como referência nacional em políticas ambientais e planejamento urbano

eac91759 837a 405e bf78 a3df5a3de97f

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, destacou ações realizadas em Maringá durante a Cúpula Mundial de Prefeitos e da Pré-COP30, esta semana no Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo C40 Cities, reuniu mais de 450 líderes de cinco continentes para discutir estratégias de mitigação e adaptação à crise climática.

Silvio Barros levou à plenária o case da cidade, reconhecida nacionalmente por seu planejamento urbano e pelo título de uma das cidades mais arborizadas do Brasil.

O prefeito falou sobre o manejo preventivo de árvores de grande porte e investimentos em tecnologia para prevenção de riscos ambientais, um desafio crescente diante do aumento da intensidade das tempestades e ventos que atingem o município.

“Nosso maior desafio hoje é manter o equilíbrio entre a sustentabilidade e a segurança da população.Maringá tem árvores de até 30 metros, muitas com mais de 80 anos, e estamos investindo em tecnologia para identificar, de forma preventiva, quais precisam ser substituídas antes que causem riscos. É um trabalho de gestão ambiental responsável, voltado à adaptação climática”, destacou o prefeito.

PROTAGONISMO – Durante o fórum, Silvio Barros também reforçou a necessidade de acesso a recursos internacionais para que os municípios brasileiros possam se preparar para os efeitos das mudanças climáticas.

Ele defendeu que os governos locais tenham papel de protagonismo na execução de políticas de mitigação e adaptação, em parceria com Estados, União e organismos internacionais.

“Grande parte das emissões e dos impactos climáticos recaem sobre as cidades, mas muitos prefeitos ainda não dispõem de meios técnicos ou financeiros para agir. Precisamos de governança compartilhada e de mecanismos de comunicação que levem informação e conscientização à população e aos gestores públicos”, afirmou.

DECLARAÇÃO

Ao lado de lideranças como os prefeitos de Curitiba, Eduardo Pimentel, de Apucarana, Rodolfo Mota, do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, Silvio Barros contribuiu na elaboração do documento que reunirá as mensagens-chave dos prefeitos brasileiros a serem apresentadas na COP30, que acontecerá em Belém do Pará na próxima semana.

O texto propõe uma agenda conjunta de compromissos, com metas de redução de emissões, ampliação da arborização urbana, estímulo à energia limpa e fortalecimento da governança climática nas cidades.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz