João Arruda, presidente estadual do MDB, submeteu um pedido de providências contra o aumento das tarifas da Sanepar à Secretaria Estadual de Justiça, Trabalho e Família.
O chefe da pasta é Ney Leprevost (PSD), um dos prováveis adversários de Arruda na disputa pela prefeitura de Curitiba em 2020. As informações são de João Frey, na Gazeta do Povo.
No documento, Arruda destaca que as tarifas da companhia de saneamento subiram 43% acima da inflação desde 1994 e que o lucro da companhia – e sua consequente distribuição aos acionistas – também subiu. Sendo assim, alega, “o tarifaço não se justifica”.
A partir dessa argumentação, ele afirma ser dever da Secretaria de Justiça agir no caso já que o Procon do Paraná responde à pasta.
Arruda citou o exemplo do Procon de Maringá que determinou uma multa de R$ 1,5 milhão à Agência Reguladora do Paraná (Agepar), caso o aumento fosse implementado.
Ainda no documento, Arruda apontou outro momento em que a Secretaria de Justiça agiu para garantir os direitos dos consumidores.
O caso mostrado como exemplo é do fim de abril, quando Ney Leprevost determinou ao Procon e à Diretoria de Apoio à Pessoa com Deficiência que acompanhassem as negociações de pais com a Unimed para que crianças com necessidades especiais não tivessem sua assistência médica prejudicada.
Muito mais que resultados práticos, a medida deve gerar munição para ser usada nas eleições do a no que vem.
Já dá até para imaginar trechos do documento aparecendo em destaque no horário eleitoral do MDB ou sendo apresentados por Arruda nos debates televisivos.
Ser o candidato do governo do estado – como é o caso de Leprevost – é uma posição vantajosa, mas nem sempre.
Foto: Albari Rosa/Gazeta do povo
Como se o MDB tivesse muita moral mesmo. Abriga a maioria das denúncias de corrupção, inclusive contra seu líder maior, Michel Temer, ex-presidente da república que entrou pela porta dos fundos. João Arruda quem é esse mesmo? Aquele que não se elegeu e fugiu de um acidente de transito sem prestar socorro as vítimas. Tem muita moral mesmo….