MDB de Foz do Iguaçu reforça apoio a Nilton Bobato em chapa majoritária nas eleições de 4 de outubro

WhatsApp
Facebook
O ex-prefeito Dobrandino participou na última semana, após um longo período, de reunião do diretório do MDB de Foz do Iguaçu

Ex-prefeito Dobrandino vai trabalhar pela unidade; MDB é o partido que tem mais filiados em Foz do Iguaçu – 5.230, segundo o TRE

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Foz do Iguaçu reforçou, nas últimas semanas, o apoio ao nome do vice-prefeito Nilton Bobato para compor uma chapa majoritária, como prefeito ou vice, nas eleições de 4 de outubro. A iniciativa, coordenada pela Executiva Municipal, ganhou o apoio do ex-prefeito Dobrandino da Silva e de lideranças históricas do partido.

O MDB nas últimas eleições municipais ficou sem representante na Câmara de Vereadores pela primeira vez desde o final da ditadura militar, em 1985. O partido, segundo o presidente Licério Santos e o secretário-geral, Roberto José Assunção, tem buscado no diálogo com seus quadros o caminho para chegar forte à campanha eleitoral que se aproxima.

O ex-prefeito Dobrandino da Silva, que estava um pouco afastado, disse que a proximidade da eleição e a articulação que vem sendo conduzida por Bobato, foi fundamental para voltar a militância partidária. “Vamos trabalhar pela unidade do partido. O Nilton Bobato tem uma história que agora se soma a do MDB”, disse.

Potencial

Dobrandino afirma que o MDB é grande, tem diretórios em todos os municípios e o Paraná e militantes em todos os bairros de Foz do Iguaçu. “Basta andar pela cidade e a gente encontra defensores assíduos do partido. Vamos buscar conversar com os filiados para marchar juntos”.

“O prefeito Chico Brasileiro tem feito um bom trabalho que o credencia para ser reeleito”, completou. “Estamos aí nesta caminhada”, confirmou o presidente Licério Santos. O que acontecido, segundo ele, está dentro do planejamento.

“Na semana passada fizemos duas reuniões, com os pré-candidatos e assessores e também com o diretório, inclusive com a presença do Dobrandino, que reiterou apoio à união do partido”, disse. Na avaliação do presidente, o trabalho que o Bobato vem fazendo faz parte do planejamento.

“É bom por que a gente consegue agora trabalhar com mais dedicação, já que ele saiu da Secretaria de Saúde, com várias lideranças fortes”, disse Santos. Que completou: “Todos estão muito motivados, tanto os antigos, mas especialmente os que entraram a pouco tempo”.

O presidente estadual, João Arruda, também destacou a atuação de Bobato dentro do MDB. “Ele se tornou um consenso, conseguiu dialogar e unir o partido e, sem dúvida, é o nome ideal para representar o partido numa chapa majoritária como prefeito ou vice. A direção estadual está fazendo todas as apostas na ascensão dele como liderança de Foz do Iguaçu e do Oeste do Paraná”, concluiu.

Contexto

O MDB é o partido que tem o maior número de eleitores filiados, tanto em nível estadual (mais de 157 mil) como municipal – 5.230, segundo a base de dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Para se ter uma ideia, os quadros do partido representam mais de 22,2% do total eleitores que estão ligados a algum partido no município – 23.506. PSDB e PT aparecem em segundo e terceiro com 2.417 e 2.079 filiados cada, respectivamente.

A legenda é a que mais vezes administrou o município, desde a redemocratização – foram quatro mandatos. Dobrandino nas gestões de 1986 a 1989 e de 1993 a 1996, Álvaro Neumann de 1989 a 1992 (ele trocou de partido logo após assumir) e Samis da Silva, filho de Dobrandino, de 2001 a 2004.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *