Os atletas da canoagem slalom que representaram o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, serão recebidos nesta terça-feira (6), ao meio-dia (12h), no Centro Executivo da Itaipu Binacional, pelo diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna.
O grupo traz na bagagem cinco medalhas, sendo duas de ouro conquistadas por Ana Sátila (nas categorias C1 e Canoagem Slalom Extremo Feminino), duas de ouro de Pedro Gonçalves, o Pepê (K1 e Canoagem Slalom Extremo Masculino), e uma de bronze, de Felipe Borges (C1 Masculino).
Felipe é o único iguaçuense do grupo e foi revelado pelo projeto social Meninos do Lago, desenvolvido por Itaipu e parceiros. A medalha conquistada em Lima foi a segunda do atleta em Pan-Americanos – Felipe também ganhou um bronze na edição de Toronto (Canadá), em 2015.
Dos seis atletas da canoagem slalom que representaram o Brasil em Lima, cinco integram o Instituto Meninos do Lago (Imel), que também tem apoio de Itaipu Binacional, e treinam no Canal Itaipu.
São eles Ana Sátila (foto acima), Felipe Borges, Fábio Scchena Dias Rodrigues (Canoagem Slalom Extremo – Masculino), Omira Estácia (K1F – Caiaque Individual Feminino) e Marina Souza Costa (Canoagem Slalom Extremo Feminino).
Após a recepção no Centro Executivo da Vila A, está previsto um desfile dos atletas pelas ruas da cidade em carro do Corpo de Bombeiros.
Desempenho histórico
O Pan de Lima começou no dia 26 de julho e segue até o dia 11 de agosto. De acordo com a Confederação Brasileira de Canoagem, somadas as conquistas das categorias slalom e de velocidade (um ouro e dois bronzes), a canoagem brasileira teve no Peru a melhor campanha da história em Jogos Pan-Americanos.
orgulho de nossa terra