Mais que um desafio físico, a 16.ª Meia Maratona das Cataratas, Foz do Iguaçu, foi uma imersão na natureza para mais de quatro mil apaixonados por corrida. Realizada nesse domingo, 18 de maio, a prova contou com percursos de 21km e 8km, ambos inteiramente dentro do Parque Nacional do Iguaçu. A corrida, que já é destaque no calendário do atletismo nacional, reuniu 3.016 corredores concluintes e mais de mil acompanhantes para assistir ao evento.
Atletas, familiares, amigos e convidados chegaram cedo, antes do amanhecer, para correr e torcer no Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural. Os percursos tiveram largada e chegada ao lado das Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza.
Entre os participantes, a maioria era composta por brasileiros de 332 cidades e vários estados. Competidores de mais oito países estiveram presentes em Foz do Iguaçu. Os paraguaios formaram o maior grupo de estrangeiros, com 465 atletas. Outros participantes vieram da Argentina, Uruguai, Áustria, Peru, Polônia, Chile e Estados Unidos.
Vencedores da Meia Maratona
O vencedor da prova masculina de 21km foi Jonilson Pinto Prates, de Cariacica, no Espírito Santo. “Me preparei por dois meses para essa prova. Sabia que o percurso tinha variações e inclinações. É a minha primeira vez participando. Uma prova com clima e recepção excepcionais. Na minha primeira vez, ser campeão é muito gratificante.”
Já a paraguaia Florencia Carrizosa Llano conquistou o primeiro lugar na Meia Maratona na categoria feminina: “Estou muito feliz por voltar a correr. Escolhi esta prova para ser a minha primeira corrida em muito tempo.”
Para Mario Macedo, diretor-presidente da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação no parque e organizadora do evento, “a prova é uma celebração do esporte, do lazer e de novas formas de conexão com a natureza ímpar do Parque Nacional do Iguaçu. Correr no parque é mais uma forma de conhecer e contemplar as Cataratas do Iguaçu. Estamos ansiosos para ampliar essa experiência em 2026. Agradecemos aos patrocinadores e parceiros que confiaram e construíram com a Urbia Cataratas esse evento”.
Leia também
Sucesso de público e interação no evento
A edição deste ano mostrou o sucesso da prova entre o público. Em menos de 40 minutos, o primeiro lote de inscrições foi esgotado, e, em 20 dias, todas as três mil vagas foram preenchidas – número-limite para garantir a qualidade da experiência dos corredores. O fato revela a evolução na organização da corrida. Para a largada, pontualmente às 8h, todos os participantes já estavam preparados. Apoiadores também fizeram parte desse grande evento, elevando a experiência dos apaixonados por corrida de rua.
Correr com os olhos
Escolhida para ser uma das 50 provas brasileiras destacadas no projeto de comemoração dos 50 anos da marca Olympikus, a Meia Maratona das Cataratas está entre as corridas “para correr com os olhos”, com trajetos que desafiam, mas também encantam. Os percursos de 8km e 21km proporcionaram passagem em frente às Cataratas do Iguaçu.
Carbono neutro
Pensando na emergência climática e na redução dos impactos do aquecimento global, a 16.ª Meia Maratona das Cataratas foi um evento carbono neutro, por meio da aquisição de créditos de carbono validados pela ONU. Toda a emissão de gases de efeito estufa decorrente da realização da prova será compensada.
Fotos oficiais
Os registros dos atletas no cenário do Parque Nacional do Iguaçu transmitem a energia do evento e o esforço recompensado dos participantes. As fotografias estão disponíveis no site fotop.com.
Realização
A 16.ª edição da Meia Maratona das Cataratas foi organizada pela concessionária Urbia Cataratas S.A. e pelo Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio, com apresentação da Olympikus.
O evento também teve o apoio do Fundo Iguaçu e patrocínio de Nissei, Powerade, CCR, La Frutta, Sferriê, Limber, Polina Alimentos, Indigo, Arcor, Helisul Experience e Palhas Buriti. A promoção foi da RPC.
16.ª MEIA DAS CATARATAS EM NÚMEROS:
- PARTICIPANTES: 3.016 atletas concluintes
- ESPECTADORES: 1.038 pessoas
- PAÍSES: 9
- CIDADES BRASILEIRAS: 332
- ATLETAS DE FOZ DO IGUAÇU: 609
- ATLETAS DO PARAGUAI: 465
- ATLETAS DA ARGENTINA: 40
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal e conta com a gestão da visitação turística pela concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e, dessa forma, uma referência internacional em turismo sustentável.