Meio Ambiente divulga resultado do concurso cultural “Nomeie uma UVR” de Foz do Iguaçu

WhatsApp Image 2021 06 05 at 10.16.48

Iniciativa definirá os nomes das novas Unidades de Valorização de Recicláveis; indicações de entidades apresentaram nomes de pessoas que contribuíram com projetos para a melhoria da qualidade de vida na cidade

Neste 05 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente anuncia os nomes das seis novas Unidades de Valorização de Recicláveis (UVR) de Foz do Iguaçu.

O objetivo da iniciativa foi homenagear personalidades que contribuíram com o desenvolvimento de projetos para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Foz do Iguaçu.

Entre as indicações, houve empate entre dois nomes para a nova UVR do bairro Porto Belo. Para o desempate, foi feita uma votação aberta a toda população, que definiu o homenageado da unidade.

Como a UVR do Bairro Portes não recebeu indicação, será nominada com o segundo nome mais votado para a UVR do Porto Belo.

Vencedores

UVR Campos do Iguaçu – TEREZA IVETE SIGNORI: Foi voluntária na Pastoral da Criança da Paróquia São João Batista. Visitava pessoas carentes e desenvolveu trabalho com orientações sobre alimentação e cuidados na infância. Apaixonada por romances, plantas medicinais e alimentação saudável. Foi servidora pública e integrante da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu. Indicação: Grupo Cultural Nostra Itália de Foz do Iguaçu.

UVR Itaipu “C” – ELIAS ALVES DE OLIVEIRA: Foi missionário e atuante nas causas solidárias. Transformou a vida de diversas famílias com ações de caridade na região. Trabalhou na construção da barragem de Itaipu Binacional. Por onde passava, era conhecido pela sua humildade. Indicação: Tempo Assembleia de Deus da Vila “C”.

UVR Profilurb – GERALDO SÁLVIO DE PAULA: Foi missionário e atuante em diversas ações da comunidade do bairro Porto Meira. Participou da construção da primeira Unidade de Reciclagem do Profilurb II e presidente da Associação de Moradores. Dialogava com secretários e prefeitos para melhorias na região. Indicação: Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu – COAAFI.

UVR Três Lagoas – PEDRO COLOMBELLI: Foi conhecido como “protetor das águas”, desenvolveu trabalho de conscientização sobre preservação das matas ciliares e da vida. Mesmo após venda das propriedades, cuidou dos elementos naturais que nela existiam. Ficou conhecido por ações de plantio na região de Três Lagoas. Indicação: Escola Municipal João da Costa Viana.

UVR Portes – GRACIELA MARIA BARBOZA DE OLIVEIRA: Foi catadora de Materiais Recicláveis, trabalhou no antigo lixão de Foz do Iguaçu, onde garimpava para retirar o sustento da família. Moradora do bairro Porto Belo, era conhecida pela alegria e sorriso constante. Indicação: Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu – COAAFI.

UVR Porto Belo – CUSTODIO EMIDIO DA SILVA: Foi líder atuante no bairro Porto Belo e Jardim Califórnia. Idealizador da primeira horta comunitária do bairro. Representante e atuante nas ações de apoio à manutenção de pontos de ônibus, meio fio e áreas verdes. Declaradamente apaixonado pela cidade. Indicação: Escola Municipal Prof. Suzana Moraes Balen.

Na votação popular, que definiu o nome da UVR Porto Belo, venceu com 51,1% dos 3.315 votos válidos.

“É uma alegria nominar estes espaços de trabalho e de gestão adequada de resíduos com nomes de pessoas atuantes na comunidade e indicadas por instituições locais. Assim o Programa Municipal de Coleta Seletiva vai ficando cada vez mais enraizado na comunidade”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente, Ângela Meira.

Sobre o Programa

Lançado em junho de 2018, o Programa Municipal de Coleta Seletiva é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A coleta é serviço essencial à população e já apresenta como resultados a redução de 3.979 toneladas de materiais destinados ao aterro sanitário, o aumento na geração de renda das catadoras e catadores integrados ao programa, bem como a melhoria das condições de trabalho dos mesmos.

A Prefeitura de Foz, em parceria com a Itaipu Binacional e o Governo do Estado, está investindo em reformas e ampliação das unidades de triagem, bem como na aquisição de equipamentos e veículos para a coleta, triagem e destinação dos resíduos recicláveis domiciliares. Além disso, o Município firmou contrato para o pagamento pelos serviços ambientais prestados pelos catadores, uma reivindicação histórica dessa classe trabalhadora e prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

As unidades de triagem representam a modernização da política de gestão de resíduos do município, pois contam com um sistema mecanizado para o processo de triagem, enfardamento e armazenamento dos materiais recicláveis oriundos da coleta seletiva, até a sua comercialização. O sistema melhora as condições de trabalho, a renda dos trabalhadores e aperfeiçoa os processos de logística.

Duas UVRs já foram concluídas, nominadas e estão em operação. As seis UVRs que receberam a indicação de nomes estão com as obras em fases diferentes e, assim que forem concluídas e receberem a instalação dos equipamentos, serão nominadas e inauguradas.

A coleta seletiva atende a área residencial urbana, a área rural e os prédios públicos municipais uma vez por semana, com coleta porta a porta, conforme pode ser consultado no mapa disponível em:

https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1E3YnhOna2K_K-9c-09q_43SkmrsWngUp&ll=-25.518941755308166%2C-54.53097126220179&z=12


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz