Memória: Médico, Adir Saldanha atendeu operários de Itaipu e se dedicou à família

WhatsApp
Facebook

Obituário, Folha de S. Paulo

Clínico geral, ginecologista, acupunturista e homeopata, Adir da Rocha Saldanha, 74, foi um dos responsáveis pelo atendimento médico dos operários do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Itaipu, desde 1976. As informações são de Patrícia Pasquini na Folha de S. Paulo.

Também ocupou cargo de secretário de saúde do município e de vereador.

Morre Dr. Adir Saldanha da Rocha, médico pioneiro em Foz do Iguaçu

Saldanha nasceu em Bagé (RS), mas morou em algumas cidades do Paraná e no Recife. Antes de ser médico, formou-se em mecânica de jatos na Força Aérea Brasileira.

“Não tenho queixa”. O genro, o administrador de empresas Samuel Treicik, 40, lembra que ele repetia a frase a todos que o cumprimentavam.

Adepto de vida simples, alegre, generoso e espirituoso, sua paixão era a família. “Ele adorava sair para jantar com todos e depois falar sobre história do Brasil.”

Os domingos eram dedicados ao noticiário. “Meu sogro comprava revistas e jornais, e ficava o dia inteiro lendo notícias”, conta Treicik.

Desde que descobriu o câncer nos rins, há nove anos, Saldanha começou a se preparar para a morte. Espírita, enfrentou a situação com naturalidade e sem mudar a rotina. Trabalhou até um dia antes de ser internado.

Uma das filhas lembra com carinho dos momentos vividos na infância. “Ele foi um paizão. Mesmo após muitas horas de plantão, chegava em casa cansado e ia brincar com as crianças.”

Saldanha deixou um conselho aos filhos: “quando forem fazer qualquer coisa, pensem que estão entrando numa guerra e que para entrar numa guerra precisa ser de canhão e não de canivete.”

Adir da Rocha Saldanha morreu no dia 23 de agosto. Deixa uma companheira, três filhas, três netos e três genros.

Mais notícias

  • Fiquei muito triste com a notícia de Adir trabalhei com ele desde quando cheguei em Foz do Iguaçu em 1981 Hospital sao vicente de paula e continuamos em outros hospital até 2009 aprendi muito com ele meus pesame a toda familia saudades enterna .Agora estou morando em SC termas de gravatal um abraço a todos vocês paz e bem!!!

  • Fiquei muito triste …. excelente medico cuidou muito bem de mim…e trouxe ao mundo o grande amor da minha vida …meu filho ….há família inlutada meus sinceros sentimentos ….

  • A primeira Cirurgia na minha vida foi o Dr. Adir quem fez.
    Atencioso, cuidadoso e sempre com pelavras acalmadoras.
    Eu estava muito nervosa, nunca tinha feito uma Cirurgia, morrendo de medo.
    Ele não saiu do meu lado até ser Anestesiada.

    Saudades Eternas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *