Menos da metade das crianças de Foz do Iguaçu (pouco mais de 48%) já recebeu a vacina contra a gripe Influenza este ano, índice muito abaixo da meta de 90% estipulada pelas autoridades sanitárias do país.
A informação integra o balanço promovido pelo Programa de Imunização da Vigilância em Saúde do Governo do Estado, das cidades do Paraná onde a meta fixou muito aquém do preconizado.
O procedimento para grupos específicos da cobertura vacinal termina nesta terça-feira (30). A partir de amanhã (terça, 1º de julho), será aberto para todas as faixas etárias, sem restrição.
Foz do Iguaçu tem uma população estimada de mais de 31,9 mil pessoas na faixa etária até 12 anos. Dos grupos de risco, apenas os idosos, trabalhadores da área da saúde e povos indígenas atingiram a meta de 90% em todo o Estado.
Além do grupo das crianças, a cobertura da vacinação ficou abaixo da meta entre as gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos.
Panorama
A meta da cobertura vacinal preconizada é de 90% em cada grupo prioritário: idosos, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas, crianças e adultos de 55 a 59 anos. Os demais grupos elencados contabilizam doses aplicadas devido a fragilidade do denominador para o cálculo de cobertura vacinal.
A partir do dia 01 de julho de 2020 o saldo remanescente de doses da vacina influenza estará disponibilizado para toda a população paranaense, nas salas de vacinas das unidades de saúde. Ressaltamos a importância em atingir a metade 90% de cobertura vacinal nos grupos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações.
Destacamos que o registro das doses aplicadas deve ser realizado diariamente devidamente analisado, revisado e, se necessário, corrigido. O encerramento do SITE da campanha será dia 24 de julho de 2020 às 23hs59min.