Mesquita de Foz vai estar no especial do Caldeirão com Mion

Produção gravou na Mesquita Omar Ibn Al Khattab ressaltando a importância da comunidade árabe da região

b2c0d65c a057 4090 a0e4 b14c994176b2

O “Caldeirão com Mion” dos últimos sábados tem emocionado o Brasil com episódios especiais gravados diretamente de Foz do Iguaçu, no coração da Tríplice Fronteira e em um cenário único. Fazendo história, o apresentador Marcos Mion agrega natureza, cultura e sabores, tendo como pano de fundo o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu.

As imagens e a produção encantam e mostram personagens locais e espaços turísticos da região, sendo assim, a Mesquita não poderia ficar de fora. O espaço tem importância cultural, religiosa e turística.

É hoje um relevante centro cultural religioso para a comunidade muçulmana de Foz do Iguaçu. Além de local de culto, promovendo diálogo inter-religioso e oferecendo atividades culturais, como aulas de árabe e religião, atração turística e espaço de trocas e pesquisas. Um ponto turístico que atrai visitantes interessados em sua arquitetura e história.

História
A mesquita é considerada uma das maiores da América Latina. A pedra fundamental foi lançada em 1981 e inaugurada oficialmente em 23 de março de 1983.
A construção foi um desafio para a comunidade árabe, especialmente a cúpula. O espaço abriga uma loja de artesanato, além de uma confeitaria com produtos típicos, doces árabes e artigos da religião islâmica.

O circuito completo inclui a apresentação de um vídeo com a história local e da religião onde os participantes podem tirar suas dúvidas e interagir. Além de passeio pelo pátio, exposição de arte islâmica e visitação ao espaço sagrado de oração, no interior da Mesquita. Uma arquitetura islâmica marcante, com minaretes de 31 metros de altura que se destacam na paisagem.

Visitação
É possível visitar a mesquita e conhecer sua história e cultura. As visitas são guiadas, uma experiência encantadora para aprender mais sobre o islamismo e a história do local. Uma imersão cultural vibrante e que faz parte de uma das comunidades mais atuantes na região da fronteira, a comunidade árabe.
Recomenda-se consultar os horários de visitação e as normas de vestimenta no site da mesquita.

Caldeirão com Mion
Segundo Hola El Kadri, gerente administrativa do centro de visitantes da Mesquita, o Caldeirão abraçou o atrativo. Um marco importante. “Foi um troca muito rica, somos um atrativo riquíssimo cheio de história e cultura. Ficaram muito felizes com a dimensão da Mesquita e com o nosso importante trabalho social”.

Com essa edição especial e produção encantadora, Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira, ganha ainda mais evidência como um destino turístico completo e único no mundo. Não perca esse mergulho na cultura, na história e no turismo religioso. Uma viagem especial com a comunidade árabe de Foz do Iguaçu. O programa vai ao ar no sábado, 09 de agosto, às 16h15, na TV Globo.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz